A musculação que antigamente era encarada como uma vilã para o crescimento dos adolescentes, é hoje uma das principais recomendações nos consultórios médicos para garotos e garotas com até 16 anos.

Vista como uma atividade benéfica, que auxilia no desenvolvimento do corpo e na prevenção de lesões, a prática está sendo cada vez mais procurada por esse grupo.

O tabu de que a atividade prejudica a formação corporal dos jovens é descartado por quem entende do assunto. Não existe contraindicação nem para adolescente nem para o pré-adolescente.

O treinamento de força e resistência feito nessa faixa etária, no entanto, é diferenciado do praticado pelos adultos.

A maior preocupação dos especialistas é não impor uma sobrecarga, além de adequar a intensidade do exercício de acordo com a idade, a estrutura corporal e o limite pessoal dos alunos.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles