Durante essa semana, de 24 a 29 de maio, será comemorada em vários países a Semana Mundial do Brincar, em homenagem ao último sábado de maio instituído como sendo Dia Internacional do Brincar.

O objetivo deste dia é lembrar a importância do brincar para a vida das crianças, adolescentes e suas famílias.

Entre os dias 25 a 28, o Instituto Stela Naspolini e o UNICEF realizam a terceira etapa dos educadores sociais, em Fortaleza, no Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede), à Rua Professor Carlos Lobo , 15 – Cidade dos Funcionários, das 8h às 17h.

O brincar merece tempo, preparo e dedicação, pois é através desta aventura que a criança desenvolve a parte motora e também a cognitiva.

“Dependendo de como e com o que a criança estiver brincando, alguns valores como respeito ao próximo, cooperação e responsabilidade também serão apreendidos por ela neste ato”, afirma Vânia Dutra, presidente do ISN.

É pensando nesta preparação que os educadores de Beberibe, Brejo Santo, Horizonte, Itarema, Sobral, Quixeramobim e do Iprede estarão reunidos na capacitação.

Estes municípios fazem parte do projeto Espaço de Referência do Brincar, do Programa O Ceará cresce Brincando, promovido pelo ISN e UNICEF, e instalarão uma brinquedoteca pública municipal.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2006, tem como objetivo divulgar a cultura do brincar junto aos municípios, com a instalação de 20 espaços.

Cada equipamento é um ponto de cultura e lazer destinado às crianças e adolescentes da localidade, e também um espaço para formação continuada de educadores e capacitação de famílias na área do brincar.

Oito brinquedotecas já foram instaladas em Assaré, Cruz , Fortaleza/Iprede, Hidrolândia, Pedra Branca, Porteiras, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará.

No primeiro semestre de 2010 estão sendo instaladas mais seis, e a terceira etapa terá início ainda este ano.

Durante a formação, os educadores são preparados para dinamizar espaços do brincar e lazer em todo o município e realizar atendimento no próprio Espaço de Referência do Brincar, com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Dia Internacional do Brincar

A data foi instituída pela Unesco e conta com a participação de centenas de cidades dos cinco continentes.

O objetivo é resgatar e incentivar o brincar na infância e trazer a reflexão sobre a importância da brincadeira como momento da criação cultural e humana por excelência, e também no desenvolvimento infantil.

Durante o Dia Internacional do Brincar ou mesmo durante a Semana Mundial do Brincar, as famílias podem se mobilizar para conhecerem os espaços de brincar do seu município, realizar encontros entre gerações para resgatar as brincadeiras e brinquedos antigos, construir brinquedos com seus filhos, entre outras atividades. O importante é brincar.  

AGENDA

O que: Semana do Brincar e Formação de Educadores Sociais

Onde: Iprede – Rua Professor Carlos Lobo , 15 – Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE

Quando: 25 a 28 de junho, das 8h às 17h

Mais informações:

Emanuelle Lobo (APDMCE/ISN) / (85) 4006 4058 | institutostelanaspolini@yahoo.com.br

Ana Márcia Diógenes (UNICEF) / (85) 3306 5704 |  amlima@unicef.org

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles