Sabe essas notícias que te dão prazer, que fazem seu coração palpitar forte e a única vontade é a de sair correndo, gritar para todo mundo a boa nova? Essa é uma delas! Vamos juntos comemorar!!!

Agora é lei: todas as escolas da rede pública e particular são obrigadas a ter bibliotecas.

Sancionada pelo presidente Lula e publicada no dia 25 de maio no Diário Oficial da União, a Lei Federal nº 12.244/2010 determina que as instituições de todos os sistemas de ensino tenham um espaço com acervo de livros de, no mínimo, um título por aluno.

Cada sistema deverá adaptar o acervo conforme sua realidade, além de divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.

O prazo para instalação dos espaços destinados a livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura é de dez anos.

No Brasil, pouco mais de um terço (52.355) das 152.251 instituições de ensino fundamental das redes pública e privada dispõem de biblioteca, de acordo com o Censo Escolar 2009.

Agora, é aguardar como essa lei será fiscalizada e como as instituições farão para se adaptar. E mais: que estratégias usarão para facilitar o acesso, o manuseio e a preservação desses livros.

Mas acredito que foi dado um grande passo. O incentivo, mesmo que por força de lei, é válido e, com certeza, deve ser comemorado por todos!

Viva a leitura!

[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 26/05/2010]

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles