Educação

MEC vai recomendar o fim da reprovação

87 3

Com os dados do censo escolar de 2008 em mãos – quando 74 mil crianças de 6 anos foram reprovadas – e depois de realizar três audiências públicas (em Salvador, São Paulo e no Distrito Federal) o Conselho Nacional de Educação (CNE) se prepara para recomendar “fortemente” que todas as escolas públicas e privadas não reprovem mais alunos matriculados nos três primeiros anos do ensino fundamental.

A resolução, que terá que ser homologada pelo ministro Fernando Haddad, entrará em vigor em 2011, segundo Edna Martins Borges, coordenadora-geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), existem mais de 152 mil escolas com 31 milhões de crianças matriculadas no ensino fundamental.

 Será essa a melhor solução? O que pensam os especialistas e pais sobre o assunto? Como a sociedade entende a situação?

É preciso analisar as causas e as consequências de uma resolução como essa. O que implica para o currículo, para os educadores e para os próprios educandos essa ação?

São tantas perguntas…o mínimo que se espera é que o debate seja aberto! Se isso for para reduzir o fim da evasão escolar, não seria melhor equipar a estrutura física, investir na atualização docente e refletir sobre o currículo, com medidas práticas?

[A notícia foi publicada nos principais jornais do País – 23/05/2010]

Recomendado para você