O Instituto C&A lançou no último dia 31 de maio um edital de seleção para o apoio de iniciativas no âmbito do programa Educação Infantil.

O edital selecionará cinco Secretarias Municipais de Educação, em cidades da região Nordeste com população entre 200 mil e 1 milhão de habitantes, para participar do projeto Paralapracá.

O edital de seleção pode ser acessado no link http://www.institutocea.org.br/instituto/site/content/acoes/pdf/Edital_Paralapraca.pdf

O projeto Paralapracá é uma ação do programa Educação Infantil e visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil.
O programa Educação Infantil tem o objetivo de contribuir para o acesso à educação de qualidade de crianças de 0 a 5 anos.
 
O projeto Paralapracá conta com duas frentes de trabalho complementares e articuladas: a formação continuada de professores e o acesso a materiais de qualidade para as crianças e professores.
 
As secretarias contempladas receberão apoio técnico para a formação continuada de professores de creches e pré-escolas (diretas e/ou conveniadas) e para o monitoramento e avaliação do projeto.
As creches e pré-escolas participantes contarão, ainda, com os materiais pedagógicos do Paralapracá.
 
O “kit” Paralapracá é composto por ferramentas pedagógicas para professores – vídeos, caderno de orientação, almanaque, pasta de registro e livros técnicos – e a mala Paralapracá, com acervo de literatura infantil, fantoches, CDs de música infantil, entre outros itens.
 
Para participar, as secretarias precisam possuir interesse ou já realizar programa de formação continuada de professores.
Além disso, devem designar um assessor pedagógico ou técnico de educação infantil da secretaria por 20 horas mensais – tal técnico será o responsável pelo desenvolvimento do projeto na rede e o interlocutor com o Instituto C&A – e um representante de cada escola (coordenador pedagógico, diretor e/ou professor) por oito horas mensais.
Outro ponto é que as secretarias devem eleger de 20 a 40 instituições de educação infantil para participar do projeto e garantir tempo e espaço para que os professores participem da formação.
O Instituto C&A não repassa recursos financeiros para órgãos públicos.
 
A seleção de municípios será feita por comitê constituído por profissionais indicados pelo Instituto C&A com experiência na área de abrangência do edital.
O processo seletivo terá três etapas eliminatórias:
1.  A primeira consiste na análise do formulário de apresentação e ocorrerá entre 23 de junho e 17 de julho.
2.  A segunda será composta por visitas técnicas nos dez municípios selecionados na etapa anterior e acontecerá entre os dias 19 de julho e 7 de agosto.
3. Por fim, a escolha dos cinco municípios para celebração de termo de cooperação técnica ocorrerá entre os dias 8 e 12 de agosto.
 
Dentre os critérios de seleção adotados pela comissão estão atender aos requisitos para participação no projeto;
  • clareza,
  • consistência e relevância da justificativa e motivações apresentadas;
  • compatibilidade entre demandas do projeto e condições ofertadas pela rede;
  • integração da proposta do projeto Paralapracá e da política de formação adotada pelo município;
  • infraestrutura física, recursos materiais e pedagógicos para o desenvolvimento das ações do projeto;
  • perspectivas de continuidade das ações do projeto.
As secretarias devem preencher o formulário disponível no link  http://www.institutocea.org.br/instituto/site/content/acoes/pdf/Formulario_Paralapraca.pdf e enviá-lo para o e-mail instituto.rio@cea.com.br até as 20h (horário de Brasília) do dia 22 de junho.
Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para o mesmo e-mail da inscrição.
 
O resultado do edital será divulgado no dia 12 de agosto no site www.institutocea.org.br

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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