Quase metade dos municípios brasileiros não tem plano municipal de educação.

Das 5.565 localidades, 2.427 (44%) não apresentam um conjunto de metas educacionais a serem cumpridas pelo poder público.

Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Somente no estado de São Paulo, 284 dos 645 municípios não têm plano.

Os planos municipais, estaduais e federal são considerados essenciais para efetivar e acompanhar políticas em todas as áreas da administração pública.

Eles podem ser elaborados por consultorias, pelas secretarias ou com a colaboração da sociedade.

Segundo o presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, esse número pode ser menor porque existem no País muitos planos que foram aprovados, mas não se traduziram em lei.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles