Pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá, indica que crianças que passam muito tempo vendo tevê têm dificuldades em matemática.

Outros estudos apontam que excesso de videogame é prejudicial e há os que garantem que os jogos eletrônicos auxiliam a visão.

O que fazer diante de tanta informação? Especialistas afirmam que o ideal é dosar as atividades, alternando tarefas que trabalhem os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, responsável pelo pensamento lógico, e o direito, mais criativo e sonhador.

Neurologista da infância e adolescência, Marco Antônio Arruda afirma que os pais devem procurar sempre dosar a tecnologia com a criatividade.

Segundo ele, as crianças da era digital encontram-se talvez mais aptas a se relacionar virtualmente do que pessoalmente.

Mas, por outro lado, estudos indicam que as que lidam com computador têm maior concentração e melhores habilidades cognitivas.

Esse é um importante momento para os pais e responsáveis refletirem sobre o assunto. As férias estão aí e é preciso, mais do que nunca, dosar tanta informação na cabecinha dos pequenos.

Fonte: O Dia (RJ)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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