Está em discussão no Congresso Nacional um projeto de lei que obriga as escolas de educação infantil públicas e privadas a instalarem câmeras de vigilância eletrônica em toda a escola.

O objetivo, segundo o autor, Francisco Rossi (PMDB-SP), é coibir maus-tratos contra os pequenos de até 6 anos e monitorar professores e crianças.

A proposta tramita em caráter conclusivo e precisa da aprovação de duas comissões para entrar em vigor.

A diretora de educação infantil, Sônia Fernandes, considera o projeto polêmico. Ela diz que o aprendizado dos pequenos deve ser compartilhado entre a escola e a família e que é preciso haver confiança na instituição que recebe a criança.

Para Sônia, a obrigatoriedade do monitoramento criaria uma relação artificial entre professor e aluno. Ela salienta que as imagens não são o único sinal para detectar violência.

Que tal instalar em casa também? Sim porque quantos maus tratos são praticados em casa e não se sabe?

Esse é um projeto extremamente polêmico e para mim não tem nada de inovador ou de construtivo.

Fonte: Diário Catarinense (SC)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles