O Brasil pretende investir pesado no combate ao crack. Na abertura da 12ª Semana Nacional Sobre Drogas, realizada em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a integração de ações do governo para tentar resolver o problema.

A ideia é atrair os jovens que cumprem medidas socioeducativas, as maiores vítimas da droga, e alertar a sociedade por meio de parcerias com estes jovens.

Os juizados especiais criminais também estão na mira do governo. De acordo com a secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, o governo vai apoiar o Judiciário no cumprimento de medidas socioeducativas previstas na Lei de Drogas e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O apoio se dará com cursos de capacitação para os profissionais que trabalham na área, e serão realizados em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Também serão realizados seminários regionais.

 A sociedade precisa entender que esse é um malefício que atinge a todos, sem exceção e, que precisa ser combatido o mais rápido possível.

Além das medidas preventivas específicas para o caso, é preciso pensar a médio e a longo prazo também. Garantir emprego e educação de qualidade, bem estar social, seguridade e saúde.

E envolver toda a família e a escola. Assim estaremos todos no mesmo caminho para garantir todos os direitos das crianças e adolescentes atingidos por esse mal.

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles