O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou o resultado de levantamento que mostra a aprovação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) pelas famílias beneficiárias, monitores do programa e gestores municipais.

De acordo com o estudo, feito no final de 2008 em 120 municípios, 88,5% das famílias beneficiadas avaliaram o Peti como bom ou ótimo e 71,2% informaram que houve melhora na situação da família após sua inserção no programa.

Para quase metade dos monitores, o Peti melhorou o desempenho escolar, pois as crianças participantes passaram a ler, escrever e interpretar textos com mais facilidade.

Cerca de 820 mil crianças e adolescentes são atendidas em mais de 3,5 mil municípios que mantém atividades extra-escolar para crianças do Peti.

Falta muito ainda para avançarmos no combate ao trabalho infantil. Mas é gratificante vermos que um projeto como o Peti está sendo desenvolvido com seriedade e tem mostrado resultados positivos nos municípios.

Fonte: Jornal de Brasília (DF)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles