O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse muito feliz em sancionar a lei que cria a Universidade da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira (Unilab) porque “é o pagamento de uma pequena parte da dívida que temos com o povo africano, dívida que não pode ser mensurada em dinheiro e sim em parceria, em colaboração”.

A declaração do Presidente foi feita durante o ato em que sancionou a lei que cria a segunda universidade federal no Ceará e que aconteceu na tarde de terça-feira (20), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Lula citou o trabalho de empresas públicas brasileiras em vários países da África, como os desenvolvidos pela Embrapa e Petrobras. Ressaltou que visitou aquele Continente mais do que todos os presidentes anteriores.

“Estive lá oito vezes e antes do fim do meu mandato ainda irei a Moçambique inaugurar uma fábrica de medicamentos construída e desenvolvida com a ajuda de nosso País”, informou.

Em nome do Ceará, falou o Governador Cid Gomes, que iniciou seu pronunciamento observando que precisava chegar ao Planalto um Presidente sem título universitário para que a Universidade pública brasileira tivesse o seu maior crescimento, que ampliasse as vagas para os estudantes, contratasse professores e se expandisse para o Interior.

Citou também o aumento de escolas profissionalizantes federais  em todo o Brasil e, referindo-se a sua gestão, citou as 125 escolas de Ensino Médio profissionalizantes  em funcionamento no Ceará.

Compareceram ao evento o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias; o Governador Cid Gomes; o Presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Prof. Paulo Speller; a Prefeita de Redenção (município que sediará a Universidade) Cimar Torres; o Senador Inácio Arruda e os deputados Mauro Benevides e José Pimentel, representando a bancada federal cearense.

Também presentes o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos; o Secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira; a Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC, Profª Maria Elias Soares; a Profª Maria de Fátima Azevedo, da Pró-Reitoria de Graduação da UFC; e Adênia Guimarães, Chefe do escritório da Unilab em Fortaleza.

Leia mais: Presidente Lula sancionou nesta terça-feira (20/07) Lei que cria a Unilab

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330) 

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles