O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou  semana passada a lei que torna obrigatória a realização gratuita do teste da orelhinha em todos os hospitais e maternidades públicos do País.

O exame, chamado tecnicamente de Triagem Auditiva Neonatal, identifica precocemente a existência de alguma deficiência auditiva nos bebês, diminuindo o risco de desenvolverem problemas graves.

De acordo com o Ministério da Saúde, o teste da orelhinha já é realizado gratuitamente em algumas regiões pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a nova lei, a intenção é estabelecer metas e ações junto aos estados e municípios para que o teste seja oferecido em todas as unidades do País. O prazo para que hospitais e maternidades se adequem às novas regras ainda não foi determinado.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles