Com R$ 800 mil em prêmios – o dobro do valor ofertado no ano passado –, o grupo Santander Brasil inscreve, até 27 de agosto, para a 6ª edição dos Prêmios Santander Universidades.

Este ano, a competição ampliou seu escopo para contemplar os três pilares estratégicos da gestão acadêmica: ensino, pesquisa e extensão.

Por isso, ao invés de apenas duas, serão quatro as modalidades: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, e, como novidades, Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante.

Todas as informações sobre as etapas de seleção estão disponíveis no endereço eletrônico: www.santanderuniversidades.com.br/premios.

Em 2009, a UFC foi vitoriosa na categoria Indústria do Prêmio de Ciência e Inovação, com trabalho do Prof. Demercil Oliveira Júnior, do Departamento de Engenharia Elétrica.

Ele é autor do projeto “Sistema eólico de baixo custo para carregamento de bateria”, utilizado para extrair energia de uma turbina eólica de pequeno porte, visando ao carregamento de baterias.

Em 2006, a UFC também foi vencedora, com a iniciativa do então estudante Leonardo Queiroz, da Pós-Graduação em Administração Estratégica e Gestão Empresarial.

Ele apresentou projeto de uma empresa de consultoria de moda, a FashionBrain, que começou a operar de verdade já no ano seguinte.

Na edição de 2010, uma das novidades é que todos os inscritos serão contemplados com um curso online da Babson College, instituição norte-americana que é referência mundial em empreendedorismo.

O curso, desenvolvido especialmente para o Santander Universidades, busca proporcionar aos participantes formação básica, com certificação em empreendedorismo voltado para a criação de novas empresas.

Outro destaque é a internacionalização da iniciativa. Os quatro melhores projetos das modalidades serão indicados a concorrer ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendimento.

O evento incluirá finalistas de Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Espanha. Este ano, as instituições participantes podem se inscrever em quatro diferentes áreas.

O Prêmio de Ciência e Inovação é voltado para pesquisadores com título de doutor e docentes, dividido em quatro categorias: Indústria, Saúde, Biotecnologia e Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação.

Já o Prêmio de Empreendedorismo destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, visando apoiar e reconhecer o desenvolvimento de projetos de alunos com perfil empreendedor.

Como novidades da 6a edição, há, ainda, o Prêmio Universidade Solidária, que selecionará oito projetos de extensão de sucesso, e o Prêmio Guia do Estudante, que pretende reconhecer os trabalhos de excelência realizados pelas instituições de Ensino Superior em quatro diferentes áreas: Parceria com o setor privado; Combate à evasão; Formação docente; Investimento em infraestrutura.

Fonte: Santander Universidades – www.santanderuniversidades.com.br/premios

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles