A inserção de novas disciplicinas no ensino básico de todo o Brasil apresenta um desafio para os gestores da educação, em especial os da rede pública.

De 2007 até o mês passado, emendas incluíram seis novos conteúdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Matérias como filosofia, artes, cultura afro-brasileira e indígena, educação no trânsito e direitos da criança e adolescente são aos poucos inseridas no currículo escolar.

O desafio em questão é dosar o ensino dessas novas disciplinas, já que a maioria dos alunos não consegue aprender satisfatoriamente nem o português e a matemática.

Para a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Yvelise Arco-Verde, os legisladores podem ter boas intenções, mas muitos desconhecem a realidade da sala de aula.

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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