O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou dia 18 desse mês um canal de comunicação com crianças e adolescentes. Trata-se do site STJunior (www.stjunior.stj.jus.br).

O objetivo é apresentar o mundo do Direito ao público infanto-juvenil. Para isso, seis personagens virtuais com nomes inspirados no universo jurídico, como Mutatis e Toguinha, explicam temas como a estrutura do Judiciário e a complicada linguagem jurídica por meio de animações e jogos.

Além do STJ, outros órgãos públicos adotaram páginas na internet exclusivas para crianças e adolescentes.

O Ministério Público Federal (MPF), por exemplo, tem o Turminha do MPF (www.turminha.mpf.gov.br), que nesta época do ano dedica parte de seu espaço para esclarecer o processo eleitoral.

Outro site do gênero, mantido pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), é o projeto Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola (www.amb.com.br/cej).

Viistem os sites. São bem interessantes. A linguagem é acessível e o layout funciona como um atrativo a mais para a fixação das informações. Confesso que tenho aprendido muito mais atarvés deles.  Apesar do conteúdo ser exclusivo para crianças e adolescentes, vale na verdade, para toda a família. Vamos acessar!

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles