Idade para ingressar no 1º ano do ensino fundamental causa polêmica entre pais e instituições de ensino

543 121

Está para ser publicada no Diário Oficial da União a homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite a matrícula no ensino fundamental de crianças que completem 6 anos depois de 31 de março – desde que tenham frequentado por dois anos completos a pré-escola.

O parecer é uma brecha que veio depois da polêmica medida adotada pelo próprio CNE, ao determinar que não poderiam mais entrar no 1º ano do ensino fundamental alunos que completassem 6 anos a partir de 1º de abril.

Enquanto isso, processos seletivos de diversas instituições já foram concluídos e excluíram muitos alunos devido às restrições.

Por isso, muitos pais já decidiram recorrer à Justiça. Enquanto a homologação não vem, escolas públicas e privadas, temendo ir contra a medida do CNE, barram alunos fora do limite de idade e os obrigam a repetir desnecessariamente a pré-escola.

Para Edna Borges, do CNE, é importante que exista uma unidade na data de corte das crianças, pois com datas diferenciadas, quem perderá é o aluno.

Fonte: Estado de Minas

121 Comentários

  • Roberta disse:

    Meu filho completa 06 anos no dia 24/04/2011. Elez estudada em escola de ensino infantil desde abril/2008. Em que série pela LEI ele deve ingressar no ano de 2011?
    Obrigada

  • Gostaria de saber se há alguma legislação recentemente aprovada proibindo alunos com menos de 6 anos de entrarem no ensino fundamental.
    Agradeço.

  • Christianne disse:

    Eu só preciso saber afinal de contas qual a lei que prevalecerá?!!! É um absurdo vcs não decidirem! Vcs estão lidando com sentimento de crianças! Uma VERGONHA ESSE BRASIL… Agora, o meu filho que completa 6 anos em maio de 2011, vai participar da formatura desse ano porque se vcs mudarem a lei, ele irá para a 1ª série sem formar! E vcs acham que ele não entende isso??? E agora corre o risco de formar 2 vezes porque eu prefiro isso a chegar em janeiro de 2011 e vcs resolverem que vão aceitar e ele não ter participado de um momento importante na vida deles.
    MAIS UMA VEZ UMA VERGONHA NACIONAL!!!

  • Tenho um filho que completará 6 anos em abril/2011.Ele fez dois anos de pre-escola. Segundo a sua professora ele é um dos alunos com mais condições de acompanhar os conteudos do 1º ano. Mais do que alguns colegas de sala mais velhos. Acho que é preciso ver as condições de conhecimentos do alunos.

  • regiane disse:

    minha filha faz 5 anos dia 30/12/10 e vai entrar na escola em 2011, procurei duas escolas diferentes uma iria matricula-la no jardim e a outra disse q ela tem que ser matriculada no 1º ano. afinal qual das duas está correta? estou muito confusa me ajude por favor.

  • elisangela rodrigues disse:

    minha completara 6 anos em agosto de 2011 so que a unica escola q tem na minha cidade se recusa de pega-la no 1 ano do ensino fundamental mesmo ela ja estar na educaçao infantil a 3 anos. O que devo fazer???

  • Flavia Renata FAlcadi disse:

    Bom dia, gostaria de saber se já há alguma regulamentação sobre a idade de matrícula para as cças entrarem na jardim II e por consequencia no 1º ano. Meu filho completa 5 anos em 6 de abril a rede municipal disse que ele vai refazer o jardim I, por causa de 1 semana, na particular ele vai fazer o jardim II, ele frequenta a escola desde os 2 anos e meio de idade já está quase alfabetizado naum é justo ele refazer o jardim II; ele naum tem direito adquirido de fazer o jardim II por já estar na escola?
    E se ele fizer o jardim II na esola particular ano que vem ele poderá ingressar no 1º ano? Tenho como conseguir esse direito entrando na justiça? Pq há essa diferença entre cidades do interior de SP?
    Por exemplo moro em Jaú, meu filho por causa de uma semana tem que refazer o jarim I e em Btu meus sobrinhos que completam 5 no final de maio vão fazer o jadim II. Se tem que refazer alguma série que refaça então o jardim II, que já tem mais conteudo que o II concordam? Espero que possam me enviar uma resposta;
    no aguardo de e-mail de resposta……………………………………………..

    • Valeska Andrade disse:

      Flávia, o Ministério da Educação está finalizando os ajustes dessa lei. As escolas terão que se adaptar para e as famílias entendam melhor a matrícula. Não se preocupe, enviarei p seu email o link que poderá lhe ajudar. Boa sorte!

  • rosane disse:

    minha filha faz 6 anos em julho, nao aceitam ela no fundamental, mas como tem excessoes de algumas criancas que na mesma idade entraram ou vao entrar na escola? nao teria que ser o mesmo para todos, para que nao somente algumas criancas sejam mais novos na classe? Obs.no futuro amigos pensam que alunos que entram mais tarde tenham repetido de ano o que nao e verdade e acaba causando constrangimento.

  • Virginia disse:

    Minha Filha faz 6 anos dia 06/04/11 fez 2 anos de pré escola em uma creche aqui de minha cidade, mais a diretora desta creche na hora de dar a Declaração não sei se por medo do Secretário de educação colocou que ela cursou: Nível 1(maternal) em 2009 e nível 2(pré 1)em 2010, porém no maternal eles, os alunos, faziam tudo que alunos do pré1 fazia em relação as tarefas escolares e isso ela no tal maternal.
    E eu tenho uma lei em mãos que diz o seguinte:que a criança deverá ter 6 anos completo até 31/03; em caráter excepcional para crianças que que tenha comprovante de matrícula e frequencia por no minimo 2 anos na pré escola; e mesmo assim a criança ainda pode passar por uma avaliaçãode condições biológicas, cognitivas e socioafetiva com um pedagogo; então aqui na minha cidade eles não estão querendo fazer essa avaliação com ela. Até me disseram pra mim matricular ela em escola particular e depois pedir tranferencia que eles seriam obrigados a me aceita.
    Ai eu pergunto: o que devo fazer?

  • Renata disse:

    Waleska
    Vc tem novidades sobre esse assunto.
    Tenho uma filha que fez 3 anos de pré escola….
    Se ela seguir com a classe dela, vai para o primeiro ano do fundamental em 2012, mas só completa 6 anos em novembro….
    Obrigada

  • Sylvia disse:

    Também gostaria de saber se há novidades sobre essa lei. Tenho um filho que faz aniversário no dia 15 de julho e tb será prejudicado.]
    grata

  • Edjane Campos disse:

    eu queria saber se já foi definida a idade minima de ingressar no 1º do ensino fundamental,meu menino faz 6 anos em agosto,mas já sabe ler e escrever,alguns falam que só em escola particular ele pode ser matriculado o ano que vem no 1º,outros falam que tem algumas escolas que aceitam,tá uma bagunça geral e o pior é que para algumas crianças quando forem para o 2 ano será como se estivessem atrasadas pois ai chega lá tem aluno de 6 anos e pouco ,alguns 7 e outros com quase 8 anos por causa desta bagunça e o pior aqui em Mauá é na prefeitura que faz o 1º ,por que não nas escolas do estado direto….por favor se puder me esclarecer é que está chegando já a época de matricula,ele está em uma escolinha particular ,mas para o 1º tem que ir para outra pois ela não tem um numero que é necessario para ter o 1°ano lá…

  • ROSANA SOARES disse:

    TB GOSTARIA DE SABER SOBRE ISSO! TENHO UM SOBRINHO QUE COMPLETA 6 NO DIA 13/07/2012

  • Noêmia Vieira Azevedo de Andrade disse:

    Minha filha está no Maternal e em 2012 iria para o Infantil, ela nasceu no dia 02 de abril e por causa de um dia ela terá que repetir um ano inteiro. Não acho isso nada correto e vou recorrer à justiça.

  • Bianca disse:

    Tb gostaria de saber se temos novidades sobre o assunto.. Obrigada..

  • andreia disse:

    – meu filho faz 6 anos , em junho já fez um prezinho , agora terá que repetir o pré novamente por não poder entrar na escola ?

  • Karla disse:

    Criança não é como uma fruta que você bate o olho e vê que está madura. Não depende também se ela sabe ler ou escrever. Para saber se ela está apta ou não, é se ela vai aprender o que for ensinado, se vai ter dificuldades ou não, mas como prever isso? Se ela ja aprendeu a ler e escrever no 2° período ela ja esta queimando etapas, uma vez que ela deveria estar desenvolvendo outro tipo de aprendizado e não a “ler e escrever”. Também tenho uma criança nessa situação, estamos entrando com mandado de segurança, visto que, ao analisar essa situação com muito carinho, percebi que essa decisão pode ser uma faca de dois gumes: se ele continua o 4°ano na educação infantil, ele pode perder o interesse em rever todo o conteúdo e se enfrentar o 1° ano pode não acompanhar a turma, mas visto que a educação no Brasil é uma porcaria, o que vale para mim é saber que precisarei investir muito em prol do seu aprendizado.

  • katia alves rodrigues disse:

    minha filha faz 6 anos em 09/04/2012, e des dos 2 aninhos já estuda, a escola dela disse que ela tera que repetir pois nao tera a idade ate 31/03. Ela será obrigada a repetir mesmo? Não me conformo…

  • Maria Madalena Pajeu Moriera disse:

    Meu filho estuda desde 01 ano de idade, está com 06 anos completos em Agosto/2011, concluiu o pré em 12/2011. Este ano (2012),mudou de escola, foi para o 1º ano do ensino fundamental, está correto? ele não teria que ir para o 2º ano? A atual escola, onde ele estuda, diz que por causa da idade, ele não pode ir para o 2º ano, conforme a legislação, pois ele faz 07 anos em Agosto/2012.
    O que devo fazer?
    Grata,
    Madalena.

  • meu filho foi para segunda serie este ano mas fui chamada para que a escola acha melhor ele voutar para o primeiro ano pois dizem que ele não esta acompanhado os deveres não sei o que fazer estou muito preucupada se tem algo que eu possa fazer me informem e um apelo de uma mãe zelosa

  • ZENILDA SOUZA disse:

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER QUAL A IDADE CERTA PARA A CRIANÇA ENTRAR NO 1º ANO FUDAMENTAL I?
    AGUARDO RETORNO.

  • MARA GLEIDE disse:

    BOA NOITE! SOU PROFESSORA DO JARDIM II ACHO QUE ESTOU COM UMA DÚVIDA,DIGO ACHO, POIS ACREDITO ESTAR CERTA.TENHO UM ALUNO COM CINCO ANOS DE IDADE E QUE NUNCA FOI A ESCOLA E O MESMO ESTÁ ATRAPALHANDO MUITO A APRENDIZAGEM DAS OUTRAS CRIANÇAS UMA VEZ QUE TENHO QUE PRESTAR ASSISTÊNCIA A ELE . SERÁ QUE ESSA CRIANÇA PODERIA FICAR NO JARDIM I ?

  • Márcia disse:

    Bom dia, meu filho terminou o pré em uma escola infantil ano passado, e ele já tem 6 anos e faz 7 mês que vem, coloquei ele em um colégio onde ele foi para o segundo ano do fundamental direto. Ele esta conseguindo acompanhar normalmente, é até um dos melhores da sala, mas agora o colégio esta me pedindo a documentação do primeiro ano dele. O que faço? Ele já tem idade para o segundo e esta acompanhando tudo! O que faço?Obrigada

  • Lívia disse:

    Olá! Gostaria de saber qual idade minima para ingressar no ensino fundamental??? Meu filho completará 6 anos em outubro do ano que vem, ele poderá ingressar no 1 ano? Não sei qual lei está em vigor atualmente… obrigada!

  • PEDRO DO ROSÁRIO disse:

    MEUS AMIGIAOS,

    SOU PROFESSOR. GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE: MEU FILHO FARÁ 06 ANOS EM 1º DE MAIO DE 2013, REALMENTE ELE DEVERÁ ESPERAR ATÉ 2014 PARA INICIAR O ENSINO FUNDAMENTAL? ELE COMEÇOU A ESTUDAR DESDE QUE TINHA 1 ANO E 6 MESES DE IDADE. ENTRETANTO, AGORA ME VEJO OBRIGADO A MANTE-LO MAIS UM ANO NO GRUPO 5. SERÁ QUE NÃO HÁ UMA FORMA DE RESOLVER ESTE PROBLEMA COM MAIS BREVIDADE? O QUE DEVO FAZER, POR ENQUANTO?

    GRATO,

    PEDRO DO ROSÁRIO.

  • mara gomes disse:

    Olá ,
    Gostaria de saber o seguinte: meu filho estuda na rede particular, ele ingressou na escola em 2010 com 2 anos e 10 meses no maternal. Com a implantação do ensino de nove anos a escola o fez repetir o maternal novamente em 2011, o que ñ me agradou de forma alguma. A minha pergunta é: se há uma nova resolução que diz que a data corte agora é de 30/06 e meu filho já tem três anos de estudo. este ano de 2012 ele está cursando o grupo 4(jd II) e já completou 5 anos em 28/4/2012. ano que vem ele pode ir direto para o 1 ano, ou vai para o grupo 5 eem abril completa 6 anos e em 2014 entra com 6 anos no 1 ano e no dia 28 de abril completa 7 e conclui com 7 anos de idade, idade esta que deveria está no 2 ano? Isto é um absurdo!!!!!!!! gostaria que alguém me orientasse como devo proceder, pois estou muito angustiada.

  • mara gomes disse:

    Como pode uma criança repetir o maternal desnecessariamente pq faz aniversário em 28/04. Agora vai entrar no primeiro ano do fundamental com 6 anos de idade em 2014 completa sete em 28 de abril idade que deveria estar no 2 ano. vai esta no 1? Que contradição é esta?

  • Elizete disse:

    Sou pedagoga da rede municipal de ensino, onde o ingresso para o ensino fundamental a criança deve completar 6 anos até 31 de março. A minha filha estuda numa particular que permiti fazer 6 no decorrer do ano. Minha filha faz 6 anos 31/07.
    Mesmo trabalhando na área educacional fico em dúvida e na incerteza do que fazer…matricular no 1º ano ou repetir a pré-escola.
    Poderia me orientar.

  • Elizete disse:

    Sou pedagoga da rede municipal de ensino, onde o ingresso para o ensino fundamental a criança deve completar 6 anos até 31 de março. A minha filha estuda numa escola particular que permiti fazer 6 anos no decorrer do ano, mas ela faz 6 anos dia 31/07.
    Mesmo trabalhando na área educacional fico em dúvida e na incerteza do que fazer…matricular no 1º ano ou repetir a pré-escola.
    Poderia me orientar.

  • ROSELENE disse:

    A MINHA TEM 08 ANOS E ESTÁ NO 4º ANO DO FUNDAMENTA 1, GOSTARIA DE SABER SE ELA ESTÁ NO ANO CERTO DE ACORDO COM A NOVA LEGISLAÇÃO?

  • Mozart disse:

    A minha filha vai completar em setembro 06 anos e ela não esta mais disposta a frequentar o pré escolar, ainda não descobri o motivo, mas já faz 3 semanas que ela não vai a escola. Resolvi então conversar na escola sobre o assunto, e me informaram que lá ela fica super bem, mas de qualquer forma não ela não anda animada e tem estado irratada pra ir ao pré na atual escola, então decidi retirar ela da escola. Só que ao conversar com a Diretora sobre o fato, a mesma me chamou de incompetente em outras palavras por não conseguir levar a menina pra aula, e me falou que se eu tirasse ela da escola que eu poderia ser denuncia ao conselho tutelar. Não entendi? De qualquer forma nestas 3 semanas que ela não esta frequenta a escola, não recebemos sequer uma ligação da Escola perguntando o motivo da minha filha estar faltando.
    E agora qual o procedimento? E qual o envolvimento do Conselho tutelar?

    Sempre pensamos no melhor pra nossa filha, se não esta satisfeita algo esta ocorrendo, e a escola tem que nos ajudar a entender o porque dela não está querendo frequentar.

  • adriana disse:

    boa tarde!minha filha completará 6 anos em abril de 2013 e disseram q terá q fazer mais um ano de pré escola sendo q ela já fez dois,irá entrar p o primeiro ano com 7 anos sendo q este atual primeiro ano é um jardim melhorado oq estão fazendo com a nossa educação…na escolinha ela já não tem mais oq fazer ela tem necessidade de coisas novas espero resposta.desde já grata.

  • Adriana disse:

    O ensino já não é bom, meu filho completa 6 anos em 17412, e simplesmente por essa lei IDIOTA, absurda, e ai ele vai ficar sem estudar….ele está terminando o Jardim 2, e ano que vem vai ter que repetir o mesmo ano…que isso gente…

  • Kelly disse:

    Escrevo tão somente para expressar minha indignação com tudo isso. Meu filho faz 6 anos em abril de 2013 e será obrigado a perder um ano da sua vida frequentando pré escola, sendo que já tem condições de estar na 1º série do fundamental. Que lei mais absurda essa de vetar que nossos pequeninos avancem na educação!!! Cada vez mais decadente as leis deste país!!!!!!!!!!!!

  • leoni roecker baron disse:

    como faço pra fazer valer essa lei?? pois minha filha completa 6 anos no dia 13 de abril e frequentou o maternal 1 maternal 2 1º periodo e 2º periodo, e não pode ir pra escola por não completar a idade prevista até o dia 31 de março.
    ela vai ter que repetir o 2º periodo???????????

  • Cíntia Leitão disse:

    Olá! Gostaria de saber, perante a Lei, se o meu filho, com 5 anos e 4 meses poderá entrar no 1º ano. Na Cidade onde moro, há 3 escolas particulares, as quais, duas não aceitam (somente completando 6 até final de abril), porém, uma aceita, dizendo que na lei não há impedimento. Por favor, preciso saber de fato. Obrigada! Att.

  • marelise disse:

    como faço pra pra matricular minha filha no 1ºano ?? pois minha filha completa 6 anos no dia 29de julho2013 e frequentou o 1º periodo e 2º periodo ela, sabe ler e escrever. tem uma lei que me protege me envie urgenteeeeee espero. abraçoss
    ela vai ter que repetir o 2º periodo???????????

  • carol disse:

    Olha gente, vamos pensar um pouquinho e refletir…
    Sempre existiu um data de corte que era ate 30 de junho. As pessoas nao respeitavam, mas se tinham um minimo de feeling para nao matricular meninos que faziam aniversaio no segundo semestre. Exemploo: Qem faz seis anos de julho em diante, frequenta o grupo 5 ou pre 2 ou jardim 2 e pq so faz seis no fim no segundo Semestre.
    Com essa nova lei, o corte subiu prA Março.
    Meu primeiro filho é de julho. Cursa o grupo4 ano que vem e faz cinco no dia 23 de julho. Achei certo, nao questionei.
    A segunda filha nasceu em 4 de maio. Fara o grupo 2 somente fev, marco e abril com dois e o resto do ano com 3. Ai não achei justo , já começa o ano fazendo aniversario e vai ter colega que fara 2 ate 31 de março e estarao iguais.
    Alem de acreditar queexistem casos e casos, na concordo e estou procurando saber se existe essa lei na educaçao Infantil ou se isso é só pra o fundamental. Todo ano lançam brechas ai eu atraso a menina e ano que vem muda tudo .

  • Stephane disse:

    Boa tarde, procurem um advogado e ele entrará com um mandado de segurança. O resultado é rapido, mais ou menos 1 semana. Sendo favoravel, um oficial de justiça irá ate a escola obrigando a Delegacia de Ensino (particular) ou Seduc (publica) a matricular a criança na 1ª serie. Minha filha faz aniversario em agosto e não esta alfabetizada. Contudo, não estou preocupada visto que a alfabetização é no 1º ano do ensino fundamental, caso ela não seja alfabetizada eu farei com que ela faça o mesmo ano novamente. Os pedagogos são contra devido à maturidade, dizem que as crianças acabam sofrendo no futuro, ou seja, no ensino fundamental II (encontram dificuldades no aprendizado, alto estima baixo e relacionamento com os colegas). Por serem mais novas, costumam sofrer bullying. Complicado demais né???

  • luzinete disse:

    meu filho vai fazer 7 anos em agosto,não entendo por algumas crianças da idade dele e do mesmo mês ta na segunda série do primeiro ano e meu filho é primeiro da alfa . Alguém pode me explicar isso

  • silvana disse:

    meu filho foi para o 1 ano do ensino fundamental com 5 anos e 9 meses em 2012, arrependi amargamente não ter deixado ele repetir o 2 periodo, pois não estava maduro para o que enfrentou, acredito que seja de cada criança este amadurecimento , mas se eu pudesse voltar no tempo não teria deixado.

  • VERA disse:

    COMO PODE ESTOU MUITO ANGUSTIADA PELO FILHO ENTROU NA ESCOLA COM 02 ANOS E 06 MESES FEZ O MATERNAL JA CURSOU GRUPO 04 TA CURSANDO O GRUPO CINCO, E EM 2014 . EM 18 DE JUNHO FAZ 06 ANOS E UMA CRIANCA BASTANTE INTELIGENTE GOSTARIA DE SABER SE ELE PROSSEGUI OU VAI TER QUE REPETIR O GRUPO 05 AGUARDO RESPOSTAS MANDE PELO O MEU EMAIL

  • marli disse:

    to com grande duvida…meu filho é de 15 de abril

    em 15 de abril de 2014 ele faz 6 anos sendo que as aulas começão em fevereiro ,como fica meu filho? ele entra com 5 anos em fevereiro?

  • ana paula disse:

    estou muito revoltada minha filha o ano passado fez o maternal,todos os amigos da classe dela foi para o pré 1 e ela continuou no maternal,por ela fazer aniversario dia 02/07, o que eu posso ta fazendo para ela fazer o pre 1, caso não consigo fazer ela esse ano fazer o pre 1 vou tirar ela do parque e quando ela tiver 6 anos matriculo ela na escola. O q posso fazer para não precisar fazer isso, sei que é importante fazer pre 1,2,etc… mas não aceito isso.obrigada desde de ja.

  • Maria disse:

    Uma vergonha mesmo este ensino,meu filho está fora da escola por erro do sistema,queria saber se o sistema tem mãos agora,porque meu filho estudou na escolinha perto da minha casa que não fica em Tatuí e foi transferido para Tatuí sem o meu concentimento,o que devo fazer!!!!!???Obrigada

  • Maria disse:

    meu filho foi colocado na série errada e na cidade errada!!!!

  • RENATA disse:

    Olá, estou muito aguniada, meu filho faz 6 anos dia 07 de julho e queria muito que ele fizesse o 1º ano, pois ele repetiu 3 anos consecutivos o pré de 4 (1º periodo) e ficou muito desmotivado por ter que repetir, falei com a escola e eles me indicaram procurar uma psicologa para ver se ele tinha maturidade, e ela fez um relatorio onde constava que ele tinha sim maturidade para ingressar no 1º ano.O que eu faço, meu filho tem esse direito?

  • patricia disse:

    minha filha faz 5 anos dia 30/12/10 e vai entrar na escola em 2011, procurei duas escolas diferentes uma iria matricula-la no jardim e a outra disse q ela tem que ser matriculada no 1º ano. afinal qual das duas está correta? estou muito confusa me ajude por favor.

  • adilson cardoso disse:

    meu filho tem 5 anos e 8 meses tem como ele entra na 1 serie

  • cristina disse:

    Meu filho tem 2 anos de pré, completou 5 anos dia 14/05/2013; a professora disse que ele tem que ficar mais 1 ano/2014.; e só em 2015 com 6 anos e 9 meses que vai para a 1ª série. Ela está certa? Esotu muito confusa em relação a isso, pois não quero q ele fique prejudicado, obrigada.

  • Karina disse:

    Bom dia,
    Meu filho está na escola desde 2009, agora está cursando o jardim II, pela lógica deveria cursar o 1º ano em 2014, mas como nasceu em 27/10/2008, estão alegando que ele não poderá cursar o 1º ano por estar fora da idade, não quero atrasá-lo, acho maldade, ele já lê e não deixa a desejar em nada em relação aos seus coleguinhas mais velhos. Gostaria de saber se essa lei tem uma brecha que eu possa utilizar a favor dele, visto que o menino tem mostrado condições de prosseguir e não retroceder como querem fazer por causa dessa lei idiota.

  • ANA NERY disse:

    A MINHA FILHA FAZ ANIVERSÁRIO EM 04 MAIO, QUANDO TAVA NO 1º ANO A ESCOLA COLOCOU UMAS CRIANÇAS PARA O 2º ANO; E OUTRO RESTANTE FICARAM NO 1º.HOJE EM DIA ELA É MUITO EVOLUIDA NA ESCOLA ,DIZEM QUE ESSA LEI FOI ABOLIDA. O QUE DEVO FAZER EM RELAÇÃO A ISSO.POR FAVOR ME AJUDE! OBRIGADA.

  • Raquel Soares disse:

    Meu filho tem 6 anos e completará 7 anos em junho de 2014, indo então cursar a 1°série do fundamental…ele está atrasado? Por favor, me respondam!! Grata desde já?

  • roberta disse:

    oi meu filho tem 6 anos, ele faz 7 no dia 09/09/2014, ano que vem ele terá que ir para qual série?
    para a 1 ª série de antigamente ou fazer novamente o pré?
    pois fui em uma escola particular e me informaram que ele irá fazer um pré reforçado, que seria o primeiro ano do fundamental, isso tá muito confuso, pois ele no caso está fazendo o pré, pois é assim que chamam na atual escola que estuda que é municipal.

  • Selma disse:

    Prezados,

    Sds,

    Gostaria de saber informações sobre as Resoluções que disciplinam a idade para ingresso no ensino infantil e fundamental, pois tenho uma netinha que nasceu em 15 de maio de 2012. Atc,

    Selma

  • francieli disse:

    Boa tarde
    quero saber mais sobre essa data de corte,
    meu filho estuda a 03 anos na creche, e faz aniversario 20-04-2008, tem 5 anos e 6 meses, posso colocar ele no 01 ano no Estado, ja que ele é da prefeitura, ano que vem. O que devo fazer, ja que fui atras e só me enrolaram, falando que nao pode, quero saber se procede.Tem uma data de corte falando q se fizer aniversario até 30-06 pode, mas disseram que tem que fazer o estagio ll, mas na creche nao colocaram ele no estagio ll pela idade,,,,, nao entendi nada,me ajudem por favor.

  • Cleide disse:

    Gostaria de uma ajuda, pois meu filho tem 5 anos e completará 6 anos em 28/05/2014 está no 1º periodo e ontem a diretora me abordou dizendo q ele não poderá ficar no próximo ano na escola, pois ele já terá de ir para o 1º ano fundamental.
    Tomei um susto, pois estou me preparando para esta mudança no ano que vem.
    Agora ficou uma dúvida, devo adiantá-lo ou posso deixá-loo terminar o infantil em 2014 qdo completará 6 anos e em 2015 vai ingressar no 1º ano ainda com 6 aninhos.
    Ficarei muito grata se obter uma ajuda.

    Abs!

  • daiane disse:

    meu filho faz aniversario dia 10.05.20013 gostaria de cadastra-lo na escola ufjf de juiz de fora,na inscrição diz que a criança deve ter 6 anos cmpletos até 30 de junho de 2013 meu filho estuda desde 2011,ele vai ficar atrasado por causa da data de aniversario ?

  • Cilvanir disse:

    Meu filho vai fazer 6 anos no dia 30/10 e está cursando o Pré I em uma escola particular.
    A diretora me disse que por causa da idade ele terá que pular o Pré II e iniciar o 1º ano em 2014.
    Por causa de uma hipotonia no nascimento, ele tem dificuldades motoras finas e também não tem
    maturidade para ingressar no 1º ano. Existe alguma forma que eu possa exigir a matrícula dele no Pré II,
    já que ele não está preparado para o 1º ano?

  • Cristina disse:

    Meu filho vai fazer 4 anos no dia 22/06/2014 e está no Maternal,em 2014 ele iria para o Pré I, mas a diretora da escola falou que ele vai continuar no maternal pelo fato de quando ele for para o 1º ano ele estar na idade certa, ele vai estar com 5,5 anos quando for para o 1º ano. Mas agora com a nova lei as crianças não entram com 5 anos na escola???

  • Ione disse:

    Meu filho nasceu em 17/04/2009 – em 2014 ira para o jardim I. Esta correto? Ele nao deveria estar no jardim II?

  • Dyeiniffer disse:

    Minha filha faz 6 anos dia 28/05/2014 e a professora disse que ela vai ter que repetir o pré o ano que vem, Minha filha não pode ir para o primeiro ano??

  • Ana Lucia disse:

    Bom dia!! Então estou passando por uma dificil decisão meu filho faz 06 anos dia 26/12/2013 e está terminando o pré 1, ele estuda em uma escola particular aqui da miha cidade e fui fazer a matricula dele para 2014 no pré2 e descobri que a escola somente fará a matricula dele se for para o 1º ano do ensino fundamental, ele fez maternal 1 e 2 e pré1 faltando fazer o pré2 onde acho muito importante para entrar para a 1º série, não sei como resolver essa situação, se alguém puder me ajudar será de grande valia!

  • tatiane disse:

    minha filha faz 6 anos dia 05/05/2014 quero tirar da escola particular .mais a publica nao que aceitar ……………ela vai perde 1 ano de escola ??? nao tenho mais como pagar a mensalidade !!!!!!!!!!!!!!! o que eu faço ????

  • Driele disse:

    Bom dia, Gostaria de saber se é obrigatório fazer o pré I e pré II para entrar na 1° ano do fundamental?

  • DARLENE disse:

    Meu filho faz tem 2 anos e 6 meses completa 3 em 17/05/2013, gostaria de saber se ele já pode entrar no jardim 1 ou ele tem que continuar no maternal?

    Obrigada.

  • pedro disse:

    meu filho e de 24/08/2009 devo matricula no jardim e com que idade ele vai para 1serie me falaram que em 2015 ele ira fazer 1 serie e verdade grato

  • ELAINE CONCEIÇÃO MOREIRA MARQUES disse:

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber o que fazer, minha filha completa 7 anos dia 11/06/2013 e venho tentando adiantá-la desde os 5 anos onde estava cursando 1º período da Educação Infantil. agora em 2013 percebi no final do 4º bimestre uma menina desmotivada e muito bagunceira na Escola, porque está bem a frente do seus coleguinhas e isto está me deixando muito preocupada porque não sei se posso pular o 1º ano fundamental colocando-a no 2º ano fundamental. Estou tentado com a Defensoria Publica um acompanhamento de profissionais que possam me ajudar a solucionar este problema mas até agora sem nenhuma resposta. Não sei mais o que fazer se alguém puder me ajudar vou ficar muito agradecida.

  • cris disse:

    Bom dia,minha filha completarà 6anos dia 25/02/2014 ela pode cursar o 1 ano fundamental…

  • Erica disse:

    Meu filho tem 4 anos e 4 meses a professora disse que ele tem que fazer maternal + com a idade dele ele tem que fazer e o pré-escolar ?

    Gostaria de saber também se é obrigatório fazer o pré I e pré II para entrar na 1° ano do fundamental?

  • Dulce disse:

    Bom dia!
    Minha filha tem 6 anos e completa 7 no dia 23 de abril ela já ler e escreve tem capacidade de esta cursando o 2º ano, mais a diretora da escola deixou ela no 1º ano por conta da lei do ensino de 9 anos . O que devo fazer ?ela tem direito a cursar o 2º ano? Ela ficou muito triste porque as colegas do ano anterior passaram para sala do 2º ano e ela ficou no 1º .
    Aguardo resposta .
    Muito obrigada.

    Dulce de souza

  • AYLANE BRITO disse:

    POR FAVOR MIM TIRA ESTA DUVIDA CRUEL
    MEU FILHO EM 2012 ELE CURSOU A 3º SERIE AGORA EM 2014 ELE ESTA NO 5º ANO
    ELE DEVERIA ESTA NO 6º , MAS A ESCOLA NAO RECONHECE O ERRO.
    POR FAVOR MIM TIRA ESTA DUVIDS

  • FABIOLA disse:

    Meu filho faz 5 anos no dia 04 de junho de 2014 e esta no jardim I isso ta certo? Não quero que ele fique atrasado….

  • Maria Lucia Michel disse:

    Tenho uma neta que completa 06 anos no dia 10 de março de 2014.Ela cursou dois anos de escolinha e as professoras informaram que ela está apta a cursar o primeiro ano do ensino fundamental. A diretora da escola me passou o histórico escolar da minha neta para apresentar na escola que ela foi matriculada. Dia 24 começam as aulas e vou tentar. Por 10 dias perder um ano inteiro.
    Obrigada

  • Eliane Almeida disse:

    Minha filha vai fazer 7 anos dia 22/06/2014, frequenta escola desde 2009, fez o pré em 2013, no qual saiu lendo e escrevendo, agora começou a frequentar escola pública na 1ª série do ensino fundamental, mas neste nível da escola pública é feita uma pré alfabetização, oque faço com minha filha se ela já saiu alfabetizada do pré-escolar? Teria possibilidade de frequentar a 2ª série, ao invés da 1ª? Como conheço bem ela, ficará desmotivada e isso prejudicará, bem como, ficando adiantada perante os pré-alfabetizados, oque ela vai fazer em 2014? Acredito que deverá frequentar a 2ª série já em 2014, mas como proceder para que isso ocorra?

  • elineide disse:

    ola, minha filha faz 03 anos em 04/06/14. se eu deixar para matricula -la no meio do ano, ela podera cursar o Jardim I ? n queria colocar -la no maternal, ela é esperta demais, ja sabe muitas coisas que ensina no jardim I, pra mim , seria um atraso. me ajudem por favor.

    obg

  • eder disse:

    ola meu filho completa 6 anos em 30/06 e ele ja foi um ano na pre escola ele deve fazer mais um ano na pre escola? desde ja obrigado

  • lucilene disse:

    olá meu filho tem 3 anos em, 22/07/14 ele completa 4 anos cursou o maternal no ano anterior ;acredito que ele cursaria 1-periodo em 2014 foi matriculado depois de duas semana de aula a diretora disse que ele tem que tá no maternal . o que eu faço não quero atrasar ele aguardo resposta.obrigada

  • elizabeth aparecida araújo santos disse:

    Quando coloquei o meu filho na escola ele estava com 3 anos e completou 4 anos no mês de maio. Na escola me disseram que a lei permitia matrícula para o matenal III somente para launos que completassem a idade até 31 de março.
    Hoje essa lei mudou para 30 de junho. Com isso meu fillho que faz aniversário no dia 10 de maio e, portanto competará 7 anos no mês que vem e está atrasado pois está cursando o primeiro ano do ensino fundamental. Isso vai prejudicá-lo? Olhando sob a nova lei, meu filho está atrasado. Tem coleguinhas mais novos no primeiro ano. Prejudiquei meu flho?

  • Viviane Souza disse:

    Minha filha nasceu em 2010,e desdo 2 anos ela estuda e nesse ano 2014 ela esta no jardim 2,o que devo fazer para que ela não fique atrasada.Ela tem um bom desenvolvimento.

  • Meu filho tem cinco anos e esta no primeiro ano; completa 6 no dia 13 de junho. Percebi que ele não tem maturidade para tal.Existe a possibilidade de voltar para o pré, já que todos os alunos da sala estão com 7 e ele com cinco??? Obrigada

  • fernanda silva disse:

    meu filho completara 6 anos em maio dia 21 ela vai poder entra na 1° serie ou vai ter k fikar mais 1 ano no Pre 1??? nao entendo

  • Luciana disse:

    Minha filha fará 6 anos dia 26/04 ela poderá ingressar no 1º ano do ensino fundamental?

  • Lívia Alexandra Morais da Sillva Bastos disse:

    Meu filho estuda em uma escola Montessoriana e cursa a Agrupada II, que tem criança de 3 até 6 anos, mas ele já sabe ler, fazer contas simples, escrever histórias e pega muito bem o lápis. Seus amigos mais chegados são os mais velhos da turma que irão para o 1º ano, mas ele escreve e lê melhor do que eles, segundo a professora. Existe alguma brecha na lei que permita que ele seja matriculado ano que vem no 1º ano também? Tenho medo que ele fique desestimulado se continuar na Agrupada II.

  • Luana Nunes disse:

    Boa noite , gostaria de tirar uma duvida meu filho completara 7 anos o ano que vem dia 19 de março este ano ele fez o 1 ° ano do E . Fundamental , mais para mim ele não aprendeu quase nada e a escola disse que não pode reprovalo , mais estou com medo que acho que no 2 ° ano sera pior ele estara mto despreparardo o que devo fazer para repetir de ano e refazer o 1 ° de novo ? Estarei agindo correto ou não ? me ajudem por favor

  • JESSICA GAMA disse:

    meu filho irá completar 7 anos dia 10 de agosto de 2015, ele já estuda minha duvida é ele poderá entrar na 1° serie do fundamental sem comprometer o aprendizado?
    a lei e muito vaga e muda a todo momento, sem se quer saber o que e o melhor para meu filho. acho que nós mães teríamos que ter opções e voz para ser dada. pois sempre vou querer o melhor para ele.

  • JESSICA GAMA disse:

    meu filho irá completar 7 anos dia 10 de agosto de 2015 e ele já estuda. minha duvida e no ano que vem ele irá para a 1° serie do ensino fundamental ele estar atrasado?
    aguardo ansiosa pela resposta.
    att,
    Jéssica gama

  • daiane disse:

    Boa tarde gostaria de saber meu filho tem 5anos e 8meses e ele já esta no pré2 sera que ele vais estar no 2°anoFUNDAMENTAL QUE E 1°SERIE

  • alessa disse:

    Boa noite!
    Minha filha tem 5 anos e acabou de cursar o 1° ano, mais ela não passou de série porque ainda não está lendo corretamente. Estou indignada porque ninguém me orientou q ela deveria permanecer mais um ano no maternal pra ficar na série correta aos 5 anos e agora minha filha vai ver os coleguinhas dela q são mais velhos mais estão na mesma sala dela passarem de série e ela não. O q devo fazer? Posso processar a escola porque a pedagoga da escola não me deu nenhuma orientação na época?
    E agora como uma criança de 5 anos fica psicologicamente?

  • alessa disse:

    Por favor alguém pode me ajudar?

  • edna disse:

    meu neto tem 6 anos completa 7anos em 23 de agosto de 2015 esta cursando o pré ll mais na sala dele tem criança de 5 anos ele 6 anos e um menino de 7 anos ele ta atrazado ou esses crianças de 5 anos estão adiantadas estou confusa

  • Gislaine disse:

    Ola meu filho tem 3 anos complera 4 dia 29/04 ja fez um ano de creche e 2015 queria colocar ja na emei porem me informaram que por ele ser de depois de 31/03 nao pode tem que fazer mas um ano de creche sendo assim ele so vai entra na email com 5 to muito preocupada em ele ficar atrasado pois so entrara na 1 serie com 7 e nao com 6 alguem poderia me explicar nao quero que ele fique atrasado o que devo fazer??? Aguardo um retorno obrigada

  • teyty disse:

    meu filho tem 5 anos e completará 6 anos no dia 1 de abril, em q ano eu devo matricula-lo? eu sou obrigada a matricula-lo no pré 2 ou posso matricula-lo no 1º ano?

  • francis de oliveira disse:

    Meu filho tem cinco anos,mas a escola municipal estava lotada de crianças, então o meu filho quando entrou tinha quatro,ele ficou no jardim 2,ele sabe ler,escrever,faz conta de mais e de menos.agora ele fez a formatura e fiquei sabendo q ele não vai pra primeira serie.eu acho e a professora também acha q ele vai ficar intediado por fazer os trabalhos tudo de novo.poxa e errado ele continua no jardim2

  • BOA TARDE, REALMENTE OS PAIS NÃO SABEM MAIS QUAL SERÁ A SÉRIE CERTA PARA OS NOSSOS FILHOS INGRESSAREM NO 1º ANO FUNDAMENTAL, QUE É O MEU CASO TAMBÉM, MAS GOSTARIA DE UMA BREVE RESPOSTA POIS, ESTOU PARA MATRICULAR EM UMA ESCOLA E NÃO SEI AO CERTO EM QUE SÉRIE, 1º FUNDAMENTAL OU CONTINUARÁ NO INFANTIL 5.
    DATA DE NASCIMENTO: 03/05/2009
    ATUALMENTE ESTÁ COM 5 ANOS E 8 MESES E 8 DIAS ATÉ A DATA DE HOJE 10/01/2015
    AGUARDO BREVÍSSIMA RESPOSTA
    GRATO,
    FERNANDO ZAMPESE

  • atianny disse:

    Bom dia, miu filho cursou o maternal 2 e 3 já fez o infantil 1 e iria para o 2, vai fazer cinco em 16de junho e a escola em que ele vai estudar quer que refaça o infantil . Não sei o que faço.

  • Lisiane disse:

    Meu filho está com 10 anos e tem dificuldades para aprender na escola, ele não sabe ler e nem escrever direito, teria como eu matricular ele denovo para o 1° ano? teria essa possibilidade? estou desesperada, não sei mais o que fazer, tento ensinar ele em casa, mas na escola ele não faz nada, preciso de ajuda.
    Aguardo uma resposta, obrigado!

  • Nilva Alves Fonseca Angelo disse:

    Meu filho tem 4 anos que completou em 01-11-14 e faz jardim I em escola particular. Nesta escola disseram que ficara ate o proximo ano no jardim II ou pre. Mas em outra escola particular disseram que poderei coloca-lo no proximo ano ja fazendo o 1o. ano do fundamental. Se ficar nesta escola atual entao fara 2 vezes o antigo prezinho?

  • Ana Paula disse:

    bom dia filho tem 6anos no ato da matricula engressarão no primeiro1ano do ensino fundamenteal agora disserio que os livro seria 1ano do ensino alfabetização o que eu só mim ajuda.aguardo a resposta obrigada

  • Meiridiana Araujo de Sousa disse:

    Minha filha tem 6 anos e está cursando o 1° ano do ensino fundamental, só que ela completará 7 anos em junho. Ela está atrasada? Eu queria que ela fosse para o 2°ano do ensino fundamental. E certo eu sugerir que a partir de agosto ela fosse para o 2° ano? Aguardo a resposta . Obrigada!!

    • Valeska Andrade disse:

      Ola Meiridiana! Ela não está atrasada e a escola não pode matricula-la numa série seguinte. A Lei diz que a matrícula obrigatória é com seis anos. Abraços, Valeska

  • gildete disse:

    Minha filha fez 8 anos dia dia 8 de abril e esta fazendo o 2 ano penso que ela esta atrasada ela repetiu duas vezes o hardim 2 me orienten o que fazer .obrigada

  • Meu filho tem 14 anos ele ta atrasado 2 ele ta na setimo ano como faço para ele ir para o nono ano
    Respondan o mais rapido possivel

  • Patrícia. Pereira disse:

    Minha filha completará 6 anos 19/05/16 mas ela já está alfabetizada. Esse ano ela teve q ir para o jardim 2 pq ela estava adiantada nos estudos. So q ano q vem na escola dela ela terá que fazer jardim 2 de novo. Estou aflita pq queria q ela fosse para o primeiro ano.

  • leila disse:

    Meu filho estudou o jardim dois com quatro anos em 2014 e esse ano ele não estudou só coloquei na escolinha de reforço pra não ficar parado, e agora vou matricular ele para o ano de 2016 para fazer. O primeiro ano que ele completara 6anos dia 4 de fevereiro de 2016. Só que tenho duvida sobre documentação, porque já que ele não estudou esse ano de 2015 não tenho documento de escola( resalva) .será que vou ter problema com isso ? Responda por favor.

  • sara disse:

    Boa Noite
    A minha filha fará 5 anos em agosto de 2016 e segundo a escola terá que cursar o Jardim 2 durante o período de 2016. Isso está correto ela não deveria cursar o jardim 3 em 2016?
    Por favor aguardo resposta estou aflita pois não quero que ela fique atrasada 1 ano.

  • josi disse:

    Minha filha tem 09 anos estuda em uma escola particular ela vai fazer o quarto ano,esse ano.
    sendo que ja está quatro anos nessa nunca perdeu de ano.eu acho que ela deveria estar no quinto ano, a escola atrasou um dela??

    • Valeska Andrade disse:

      Olá Josy. Qual a data de nascimento dela? Vai depender dessa data para que a matrícula seja feita, Se ela tiver feito 06 anos até o dia 31 de março, tem que ter sido matriculada no fundamental,anos iniciais. Caso tenha feito seis anos depois dessa data, ela deve ter sido matriculada na pé-escola.

  • Sandra disse:

    Meu filho tem 5 anos, vai fazer 6 dia 11/07/16 e vai cursar este ano o Pré II sendo que ele já conhece todo o alfabeto, conhece os números, conta até 100, faz conta de mais e menos entre oúteis atividades e também ja lê pequenas palavras. Gostaria de saber se ele está na série correta ou teria que cursar este ano o 1° ano?

  • Kamila disse:

    Minha filha tem 5 anos e nunca estudou, ela completa 6 anos dia 24/06 estou com uma duvida Terrivel,gostaria de saber se posso efetuar a matricula Para a primeira serie este ano ou se devo esperar ate o ano que vem Para que inicie os estudos .

  • vania leccioli disse:

    Meu filho tem 7 anos completos, mais nunca estudou . Agora querem obrigar a colocar meu filho direto na 1 serie do ensino fundamental. Isso é lei? posso coloca-lo em alguma escola estadual ou municipal aqui de são paulo para fazer o pre? sou da zona leste. acho que como ele nunca foi a escola ele não vai acompanhar e terá problemas. o que faço?

  • Dorival Rodrigues disse:

    Saudações!
    Uma criança que nunca foi a escola tem 10 anos de idade em que série deve ser matriculada? caso a escola matricule no 2º ano e registrar em ata a situação, estará cometendo erro? em qual resolução a escola deve se basear?

  • não completei meus estudos primários , e isso me causa uma enorme insatisfação e desdenho gostaria de cursar o fundamental agora mas não posso pagar, será que tem jeito?

  • LEISE MOREIRA disse:

    Olá, me tire uma enorme dúvida, meu filho tem 5 anos e vai completar 6 dia 16/04/17 e ele fez o bloco 1 com 4 anos e o bloco dois com 5 anos e no caso agora ele irá fazer o bloco 3 com 6 anos porque faz aniversário dia 16 de abril, conclusão, perdeu um ano por conta de 16 dias, e ele já sabe reconhecer o alfabeto todinho e já está sabendo juntar sílabas, porque eu ensino ele em casa, já sabe contar até 50 e reconhece os números , já escreve o nome dele completo com letra cursiva, pois também já o ensinei, não acho justo ele ter que fazer ainda o bloco 3 só por causa de 16 dias, e sendo que ele está super avançado. Gostaria de saber se a lei me ampara em pular ele do bloco 3 para o 1° período? e como faço isso? Desde já agradeço

  • edna santos disse:

    minha filha tem 8 anos fará 9 ano no dia 24 de julho desse ano de 2017 , ela estar 3 ano antiga 2 serie, ela estar atrasada?

  • Fabiana disse:

    Meu filho fará 9 anos no dia 17/06 e também está no terceiro ano. Ele começou a me questionar, pois tem crianças (amiguinhos) que perguntam se ele repetiu de ano e ele não gosta. Tem alguma coisa que possa ser feita?

  • LEDENIR DE SOUZA GOMES disse:

    Meu neto faz 5 anos em 29/04/2018, fazendo entrevista com ele tem potencial pra ir pro 1º ano do Ensino Fundamental. Baseado na Resolução de 20/10/2010 idade de Corte , a serem matrícula por determinação judicial a criança que completar 6 até 31 de Dezembro. Com 5 anos no decorrente ano. Tem como conseguir uma determinação judicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *