As inscrições para o curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente 2010 podem ser realizadas até hoje, dia 16/09. O curso é oferecido pelo Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), através de um grupo de estudantes do curso de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), que tem como uma das coordenadoras a graduanda Juliana Maranhão, do Serviço Social da UECE. 

O Curso de Fundamentos Básicos sobre a Criança e o Adolescente 2010 acontecerá nos dia 18, 19 e 20 de setembro, e abordará as temáticas: Direitos humanos, Infância, Adolescência. Com uma carga horária de 60h/aula, o curso acontecerá no Auditório da Interarte, Centro de Humanidades I, Avenida da Universidade, Campus do Benfica da UFC, e tem como público alvo estudantes e profissionais do Serviço Social, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Direito, Economia Doméstica, Publicidade e Propaganda, Sociologia e áreas afins.

O NUCEPEC está recebendo as inscrições e o investimento é de R$ 80,00 para estudantes e R$ 100,00 para profissionais. De acordo com a programação, haverá mesa redonda para discutir “Estatuto da Criança e do Adolescente e o contexto atual”, além de debates sobre os seguintes temas: Conceituação da infância; Conceituação da juventude; Representação da infância e da juventude nas políticas públicas; Sistema de garantia de direitos; Rede de atendimento e encaminhamentos e Rede de enfrentamento à violência sexual contra criança e o adolescente; Medidas Sócio-educativas; Convivência familiar e comunitária; O serviço sócio-jurídico, manutenção de vínculos e adoção; Papel da escola na proteção da infância e juventude; Arte-educação; Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; Participação juvenil; Políticas Públicas de Saúde para crianças e adolescentes; e Sexualidade e Juventude.

Contato: 33667730 (NUCEPEC)/ 87963761 (Juliana Maranhão do curso de Serviço social da UECE) ou pelo e-mail: // <![CDATA[
var prefix = 'mailto:';
var suffix = '';
var attribs = '';
var path = 'hr' + 'ef' + '=';
var addy233 = 'cursodefundamentos2010' + '@';
addy233 = addy233 + 'gmail' + '.' + 'com';
document.write( '‘ );
document.write( addy233 );
document.write( ” );
// ]]>
cursodefundamentos2010@gmail.com

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles