Os 60 anos da mídia televisiva no Brasil e os 50 anos no Nordeste são discutidos no II Simpósio História da Mídia do Nordeste, de 13 a 15 de outubro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento é uma realização do Instituto de Referência da Imagem e do Som – IRIS, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). As inscrições são gratuitas e prosseguem até o dia 10 de outubro pelo site www.midianordeste.org.br .

O simpósio objetiva refletir sobre a importância da televisão no processo histórico e econômico da região Nordeste, apontando uma série de perspectivas para o futuro dessa mídia como elemento central para as políticas de desenvolvimento regional.

Voltado para pesquisadores e estudantes de jornalismo, publicidade, audiovisual, história e ciências sociais, empreendedores da comunicação e demais interessados, o evento traz na programação uma série de conferências, que reunirão os mais representativos pesquisadores da história da televisão no País. Estudiosos do campo da história da mídia debaterão os novos estudos sobre o tema – dentre eles, Ana Paula Goulart, Maria Helena Capelato, Marcelo Canellas, Gilmar de Carvalho e Mirta Varela.

A programação começa dia 13 de outubro, discutindo “Televisão, cultura e história”. Às 9h30min haverá a mesa-redonda “Televisão e Cultura no Brasil”, com a Profª Esther Hamburguer (USP) e o Prof. Gilmar de Carvalho (UFC), com coordena-ção do Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC. Às 10h45min será realizada mesa-redonda sobre “Televisão e a política no Brasil”, com a Profª Maria Helena Weber (UFRS) e o Prof. Venício Artur de Lima (UnB), sob coordenação da Profª Geísa Mattos (UFC).

Às 14h30min será realizada a mesa-redonda “A televisão como lugar de memória” com as professoras Marialva Barbosa (UFF) e Ana Paula Goulart (UFRJ), sob coordenação da Profª Erotilde Honório (Unifor). Às 16h45min haverá a mesa “A história na televisão e a televisão na história” com o Prof. Frederico de Castro Neves (UFC) e a Profª Maria Helena Capelato (USP), sob coordenação da Profª Adelaide Gonçalves (UFC). As atividades do dia serão encerradas às 19h, com o lançamento do livro “Nordeste – Memórias e narrativas da mídia”, organizado pelas professoras Geísa Mattos, Elisabete Jaguaribe e Ana Quezado.

Mais informações pelo fone (85) 3458.1992

Fonte: Instituto de Referência da Imagem e do Som

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles