O setor de reciclagem na região Nordeste tem encontro marcado no período de 10 a 12 de novembro, no Centro de Convenções de Fortaleza, durante o Recicla Nordeste 2010, promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI).

O evento apresentará o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, matérias-primas e produtos para a indústria de reciclagem, com proposta de promover a modernização das indústrias que integram este segmento, reunindo todos os atores da cadeia produtiva da reciclagem do plástico, ferro, vidro, eletroeletrônico, madeira e água, entre outros.

O setor de reciclagem possui um grande potencial de expansão para as empresas que já atuam no mercado, bem como a criação de novas micro e pequenas empresas com o foco na geração de negócios, emprego e renda.

No entanto, precisa ser trabalhado e estimulado constantemente a crescer e a receber novos investimentos para seu incremento e desenvolvimento, o que justifica a realização de eventos como a feira Recicla Nordeste.

Uma das funções do encontro é justamente movimentar a cadeia produtiva, apresentando lançamentos e novas tecnologias, visando profissionalizar o setor, e promover a consciência ecológica e a responsabilidade socioambiental.

No Ceará, atualmente existem 211 empresas atuando no ramo de reciclagem de plástico, processando cerca de 14.000 toneladas/mês, o que proporciona um volume de negócios em torno de 39 milhões.

Em vista disso, a Recicla Nordeste programa, como conteúdo temático de discussão, assuntos como Reciclagem Industrial e de Resíduos Domésticos: Aspectos Social, Ambiental & Sustentabilidade; Políticas Públicas para Coletas & Destinação de Resíduos Domésticos e Industriais nas Cidades; O Mercado de Reciclagem de Papel e Papelão; O Mercado de Reciclagem de Plástico – PET; Resíduos de Construção e Demolição (RDC), entre outros.

Durante o evento está prevista, ainda, a entrega do Prêmio Jornalístico Recicla Nordeste, um concurso de reportagens jornalísticas sobre “reciclagem e meio ambiente”, e do prêmio de trabalhos técnicos nas categorias profissional e universitária.

Podem participar empresários do setor de reciclagem, transformadores, cooperativas, deposeiros, técnicos, agentes, ecológicos, professores, pesquisadores, estudantes e ONG’s, entre outros.

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no site www.reciclanordeste.com.br.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles