A adaptação de uma criança ao ambiente escolar é um período que necessita do apoio e de toda a atenção dos pais. Já estamos quase no período de matrícula escolar, época em que os pais precisam pesquisar sobre as escolas e os planos políticos pedagógicos das escolas, já que as crianças irão passar boa parte do tempo em seus espaços e precisam se adaptar ao novo ambiente.

A coordenadora pedagógica em Educação Infantil, Kátia Mitsue Yano, afirma que uma equipe de qualidade na escola é fundamental, porém, mais importante que isso, é o modo como os pais vão lidar com a situação.

O melhor, segundo ela, é sempre dizer a verdade ao filho para que ele se sinta seguro estando sozinho em um novo ambiente. Outro período que necessita de atenção é a mudança de série ou de turno, onde o aluno passa a conviver com mais crianças, sendo muitas delas vindas de outros colégios.

De acordo com Carla Rocco, coordenadora de Ensino Fundamental, esse processo de adaptação depende muito de cada aluno, mas geralmente dura em média um bimestre. Segundo ela, nessa fase eles passam por mudanças, inclusive as hormonais, que acabam refletindo no modo de lidar com a nova realidade.

Quando o aluno não consegue se adaptar, é comum o desempenho cair devido a dificuldades na aprendizagem. Por outro lado, a educadora ressalta que essa é uma fase importante, onde a criança aprende a fazer escolhas.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles