Promover a difusão do conhecimento em diversas áreas relacionadas ao empreendedorismo inovador e à tecnologia por meio do fomento à pesquisa e à extensão acadêmica.  Esse é o objetivo da I Jornada de Inovação, Pesquisa e Extensão (JIPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que ocorre entre os dias 24 e 26 de novembro, no campus de Fortaleza. O evento é correalizado pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Com o tema “O Empreendedorismo Inovador como Vetor do Desenvolvimento da Sociedade”, o JIPE constitui-se como uma jornada em prol da valorização do conhecimento que beneficie ou venha a beneficiar as pessoas, seja por meio da formação, da pesquisa ou mesmo do desenvolvimento de produtos que possam vir a ser adquiridos pelas empresas e absorvidos pela sociedade.

A programação está dividida entre o IV Simpósio de Inovação Tecnológica do IFCE (Simpit), o III Dia do Empreendedor e a I Feira Tecnológica. O Simpit tem por objetivo discutir inovações científicas e tecnológicas, por meio de palestras e mesas redondas, de modo a estreitar a relação entre os corpos docente e discente.

Já o III Dia do Empreendedor visa unir as necessidades do mercado com o conhecimento gerado na Instituição, funcionando também como uma rodada de negócios. A terceira edição do Dia do Empreendedor pretende ampliar, junto ao meio empresarial, a percepção sobre as descobertas para novas oportunidades de negócios e mobilizar a comunidade acadêmica e seu entorno.

O terceiro evento que compõe a JIPE é a I Feira Tecnológica. Nela, serão mostradas as novidades desenvolvidas nos campi do IFCE a fim de instigar professores e estudantes na realização de pesquisas que atendam às necessidades da comunidade empresarial. Projetos patenteados e premiados serão exibidos na tentativa de propagar o conhecimento adquirido dentro do IFCE. De acordo com André Luiz de Araújo, “o evento trabalha Pesquisa, Extensão e Inovação a fim de valorizar e consolidar a atuação conjunta desse tripé.

Nessa primeira edição, iremos desenvolver diversas atividades, como palestras, rodada de negociações, mini cursos, paineis e sessões de pôsteres, que ocorrerão simultaneamente durante os três dias da Jornada”, destaca.

A JIPE é destinada a professores e estudantes dos 12 campi do IFCE, empresários, empreendedores, pesquisadores, profissionais da área tecnológica, agências de fomento à inovação, investidores, gestores públicos e privados e demais interessados.

Para mais informações pelo link no site do IFCE (www.ifce.edu.br) ou pelo contato: (85)

Fonte: Vicky Nóbrega
Jornalista / Caramelo Comunicação

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles