A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) lançou neste mês um documento que pretende orientar os países-membro sobre qual será a educação para a geração de crianças e jovens no bicentenário da Independência nas Américas.

Em 2008, na 8ª Conferência Ibero-Americana de Educação, os integrantes da organização celebraram um acordo que pretende servir como apoio para sua implantação. Em dezembro, o documento final será apresentado a chefes de Estado, na Argentina.

Entre as metas apresentadas estão ampliar o acesso à educação infantil, universalização a educação básica e melhorar sua qualidade e o acesso dos jovens ao ensino técnico-profissional.

A intenção é melhorar a qualidade e a equidade de oportunidades na educação para fazer frente à pobreza e à desigualdade. O texto traz também o retrato da atual situação educacional das nações ibero-americanas. A OEI é formada por 23 países, incluindo o Brasil.

Desafio para o novo governo: EDUCAÇÃO!

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles