Pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgada no fim de novembro trouxe um dado preocupante: 40% dos 7,5 mil brasileiros que morrem anualmente em consequência direta do fumo passivo são crianças.

Ou seja, a cada três horas, um menino ou menina perde a vida em consequência do cigarro de outras pessoas. Especialistas alertam que a exposição diária ao vício de familiares pode causar o surgimento de problemas respiratórios como asma e desenvolvimento mais lento dos pulmões.

O oncologista Murilo Buso explica que, em todas as fases, o cigarro causa efeitos negativos para a criança, podendo levar à morte súbita em bebês. Ele conta ainda que, ao contrário do que ocorre entre os adultos, nas crianças os efeitos do cigarro são mais rápidos, pela sensibilidade das células infantis.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles