O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em novembro de 2010, que a taxa de desocupação nas principais regiões metropolitanas entre pessoas com idade entre 18 e 24 anos era de 12,5%.

Para o chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, Marcelo Néri, a pouca experiência do jovem é um fator determinante para a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Segundo o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, a solução para o problema pode estar na qualificação profissional.

Em alguns setores, como a construção civil, há vagas de emprego, mas falta mão de obra qualificada. Para Néri, a oferta de cursos de qualificação tem aumentado, e os jovens podem responder mais rápido à procura por profissionais qualificados.

Fonte: Zero Hora (RS)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles