Muitos pais não sabem, mas, na maioria dos casos de deficiência visual em crianças, com o diagnóstico precoce, é possível evitar problemas irreversíveis, a exemplo da catarata congênita, uma das principais causas da cegueira infantil, e do retinoblastoma, tumor maligno originário de células da retina, que pode ser fatal.

Especialistas afirmam que a visão de cada olho, assim como o desenvolvimento binocular, já se encontra em plena formação a partir dos sete anos de idade.

E, quando realizada uma análise precoce, pode-se inibir doenças silenciosas, que só são detectadas com o auxílio de profissionais.

Pesquisas mostram que 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido prevenidos ou tratados com a tecnologia atual. Conforme a oftalmologista Eliane Luiz, até os 9 anos, a criança deve ser submetida a exames oftalmológicos a cada seis meses.

Já a partir dos 10 anos, o acompanhamento médico pode ser feito uma vez por ano, dependendo da gravidade do problema.

Fonte: Jornal da Paraíba

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles