Apesar do efeito tranquilizador, o uso excessivo da chupeta pode prejudicar a mastigação, a respiração, a fala e a posição dos dentes da criança, alerta a odontopediatra Camila Engleitner Magalhães e a ortodontista Marina Lara.

Elas aconselham os pais a não oferecerem a chupeta ao primeiro sinal de choro para acalmar a criança, pois isso cria o hábito. O ideal é que a menina ou menino fique com ela apenas na hora de dormir, assim a musculatura oral será estimulada, propiciando satisfação e cansaço, mas os pais devem se lembrar de retirá-la depois.

Além disso, as dentistas aconselham que a chupeta seja retirada das crianças antes dos dois anos de idade.

Fonte: Zero Hora (RS)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles