Pesquisas indicam que cerca de 20% das crianças em idade escolar têm problemas de visão. Além do baixo aprendizado, um problema de visão não diagnosticado pode causar graves prejuízos como atraso no desenvolvimento psicossocial, psicomotor e afetivo, além do agravamento do problema oftalmológico.

Por isso, o início das aulas exige que os pais submetam seus filhos a exames que permitam o diagnóstico de possíveis problemas, alerta a oftalmologista Mariana Macedo. Estudo realizado pelo Instituto Burnier, localizado em Campinas (SP), constatou que cerca de 57% das crianças com visão alterada se mostram desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender.

O levantamento foi feito com 36 mil crianças entre de 3 e 8 anos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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