Em artigo, o conselheiro do Todos Pela Educação e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Mozart Ramos, lembrou do Plano Nacional de Educação (PNE), que o Ministério da Educação (MEC) encaminhou, no ano passado, ao Congresso Nacional.

Nele estão as 20 metas e estratégias para melhorar a educação brasileira nos próximos 10 anos. “O País precisa resgatar o valor do professor na sociedade, tornando a carreira objeto de desejo, assim como em países no topo da educação, como a Finlândia”, diz Ramos.

Nesse sentido, o PNE traz três metas importantes, uma delas trata da necessidade de garantir a todos os professores formação específica (nível superior) em curso de licenciatura. “Para atrair professores mais talentosos é preciso de salários atraentes. E a meta 17 veio para contribuir nesse quesito”, acredita.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles