É comum que áreas distintas do conhecimento, como a neurociência e a educação, tenham dificuldades em se relacionar. No entanto, equipe do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem tentando estabelecer pontes para que esse diálogo ocorra na sala de aula.

O curso Memórias, Identidades e Constituição dos Sujeitos busca traduzir para professores e alunos como o funcionamento do cérebro humano pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

O foco é o estudo da formação da memória. A professora de biologia Angela Maria Ruschel Korb, fez o curso em 2009 e 2010. “Aprender como a memória funciona ajuda a tirar maior proveito na hora de ensinar”, afirmou.

Fonte: Zero Hora (RS)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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