Orientação do Ministério da Educação, neste ano, diz que a remuneração mínima de um educador de nível médio, que cumpra jornada de 40 horas semanais, deve ser de R$ 1.187,08.

Este valor representa um aumento de 15,85% em relação ao piso do ano anterior. Há dois anos, desde que foi promulgada a Lei do Piso (Lei 11.738/2008), o governo federal tenta fazer com que estados e municípios invistam na valorização do professor.

Porém, não existem dados concretos sobre o alcance dessa lei, já que o piso é definido pelos estados. Levantamento do jornal Brasil Econômico mostra que a maioria dos estados consegue pagar um valor superior ao piso para docentes graduados.

Uma das metas do novo Plano Nacional de Educação é ter todos os professores da educação básica com formação específica de nível superior.

Fonte: Brasil Econômico (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles