Para que as universidades brasileiras passem a ter melhor colocação nos rankings internacionais de qualidade, o Ministério da Educação (MEC) está preparando um plano para aumentar a quantidade de publicações em meios científicos.

“Estamos terminando um estudo aprofundado para potencializar a participação das federais brasileiras”, diz Luiz Cláudio Costa, Secretário de Educação Superior do Ministério.

A ciência brasileira amarga posições ainda inexpressivas nos rankings internacionais mais renomados do mundo.

A intenção é começar o projeto com as universidades federais mais reconhecidas, com os cursos mais tradicionais de graduação e pós, injetando recursos específicos para pesquisa. “Por ano, temos uma média de três a quatro artigos publicados por pesquisadores brasileiros”, exemplifica Costa.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles