Cerca de 33 mil adolescentes terão sido assassinados no Brasil entre 2007 e 2013. Isto é o que revela estudo da Secretaria de Direitos Humanos, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Observatório de Favelas e do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Rio de Janeiro.

O Índice de Homicídios na Adolescência estima o risco de adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, serem vítimas. A pesquisa avaliou 267 municípios com mais de 100 mil habitantes. Olinda, Recife e Jaboatão, em Pernambuco, estão entre as 20 cidades com maiores índices.

Atualmente, os homicídios representam 46% das causas de morte dos adolescentes. Para que a previsão não seja concretizada, de acordo com a pesquisa, é preciso investimentos em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles