O movimento Todos Pela Educação e o Instituto Ayrton Senna realizaram uma série de estudos em busca de melhores índices para a educação.

O resultado das pesquisas deu origem ao projeto Caminhos para melhorar o aprendizado, que indica pelo menos quatro ações que comprovadamente melhoram a aprendizagem.

A “receita infalível” é baseada na redução do número de alunos em sala, investimento na qualificação do professor, formação de turmas mais homogêneas e cumprimento à risca do calendário acadêmico.

Apesar de ter melhorado em avaliações internacionais, os resultados alcançados por estudantes brasileiros ainda não são considerados satisfatórios.

O Brasil aparece como o terceiro país que mais cresceu na última década. Ainda assim, está em 53º entre 65 nações avaliadas por uma pesquisa internacional.

Fonte: A Gazeta (ES)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles