O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que, em 2010, cerca de 800 mil crianças e jovens, entre 10 e 19 anos, eram responsáveis por domicílios particulares no País: 132.033 têm entre 10 e 14 anos e outros 661.153 de 15 a 19 anos.

Diante da responsabilidade precoce, o coordenador do programa internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, afirma que é preciso garantir o acesso a serviços de qualidade, proporcionar programas de complementação de renda e melhorar a educação.

Para ele, o trabalho infantil é reflexo de fatores econômicos, culturais e educacionais. É importante destacar que, por lei, é vedado qualquer tipo de trabalho a quem tem menos de 16 anos, salvas situações excepcionais.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles