Nem casa própria, dinheiro ou bens de consumo. O maior sonho dos jovens de hoje é ter emprego e boa formação profissional. O perfil dos entrevistados, adolescentes de 18 a 24 anos de diferentes estados do País, aparece no estudo Sonho Brasileiro, da empresa Box1824.

O levantamento revela que 55% dos entrevistados têm como maior sonho a formação profissional e emprego. Em seguida, a casa própria (15%), ficar rico ou ter estabilidade financeira (9%), família (6%) e compra de bens como carro ou eletrodomésticos (3%). Para o sociólogo Gabriel Milanez, o resultado não significa que a nova geração rejeita ficar rica ou ter um bom carro.

“O fim não é só ficar rico e consumir. É ser alguma coisa mais do que ter. Ao mesmo tempo, o jovem não nega que deseja estabilidade. Não significa que não quer posses, mas quer ir além”.

Fonte: Zero Hora (RS)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles