O governo brasileiro foi criticado pelos Estados Unidos por sua “negligência” ao lidar com o tráfico de pessoas para a exploração sexual comercial e trabalho escravo, ao longo de 2010.

Produzida pelo Departamento de Estado, a versão 2011 do Relatório sobre Tráfico de Pessoas, critica o fato de o Brasil não estar “totalmente comprometido com a adoção dos padrões mínimos para a eliminação” desse crime, destaca a frequente impunidade e recomenda condenações mais pesadas para infratores.

O levantamento menciona a presença do tráfico para fins sexuais em todo o território brasileiro e estima que há 250 mil crianças submetidas à exploração sexual comercial no País. “Poucos condenados cumprem pena e não houve registro de condenações por crime de tráfico sexual no País (em 2010)”, resumiu o relatório.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles