A comercialização de jogos eletrônicos considerados “ofensivos” pode estar com os dias contados no Brasil.

Um projeto de lei do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) propõe que fabricação, importação, distribuição, manutenção em depósito e comercialização de jogos de videogame “ofensivos aos costumes ou às tradições dos povos” sejam enquadradas como crime na lei nº 7.716, que trata de crimes de preconceito.

Em 2009, o projeto passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e no parecer para a aprovação da medida, é citada uma pesquisa que afirma: “os videogames mudam as funções cerebrais e insensibilizam os jovens diante da vida”.

O parecer diz ainda que “embora sejam classificados pelo Ministério da Justiça, alguns jogos desprezam o comportamento correto das crianças e ensinam palavrões”.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles