Apesar da busca das adolescentes pelo corpo perfeito ultrapassar, muitas vezes, os limites do saudável, são elas, as brasileiras, que mais consomem gorduras saturadas e açúcares.

A Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ontem (28), mostra que 90% das meninas entre 14 a 18 anos comem mais gordura do que deveriam diariamente e 83% abusam do açúcar.

“Isso é um paradoxo que mostra o mundo em que vivemos e um grande desafio para quem trabalha com saúde no Brasil.

Comer hoje é fácil e os adolescentes são ansiosos, precisam de agilidade”, diz Joana de Vilhena Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles