O percentual de alunos do ensino fundamental que não está na série adequada para a sua idade voltou a crescer nos últimos dois anos.

Dados do Ministério da Educação mostram que, no ano passado, o percentual chegou a 23,6%, ou cerca de sete milhões de alunos.

Em 2008, estava em 22,1%. A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Cleuza Repulho, afirma que a alta é significativa.

“Em um país grande como o Brasil, um aumento de 1% já é preocupante”. Entre as razões que levam ao atraso, estão a entrada na escola após a idade correta, reprovação e o abandono.

Entre os estados, a pior situação é a do Pará, onde quase 40% dos alunos estão atrasados.

Segundo a Secretaria de Educação, isso ocorre devido ao trabalho infantil, gravidez precoce e problemas com drogas.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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