O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério Público Federal firmaram, no último dia 09, um acordo que dará aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acesso a suas provas corrigidas, a partir de 2012.

Hoje, as chamadas “vistas de provas” não são permitidas no Enem. Segundo o acordo, os alunos continuarão sem poder apresentar recursos às correções das redações.

Atualmente, o que existe é o recurso de ofício. Segundo tal mecanismo, quando os dois primeiros corretores da redação chegam a uma nota muito discrepante sobre o mesmo texto, um terceiro é chamado a opinar.

O acordo, previsto para durar até 2016, não detalha como será o acesso. Questionado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não informou quantos alunos pediram para ver suas provas corrigidas no ano passado.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles