Um em cada quatro bolsistas abandona o Programa Universidade para Todos (ProUni), revela balanço do Ministério da Educação (MEC).

De 2005, ano em que o ProUni começou a funcionar, até o primeiro semestre de 2011, foram 893.102 estudantes de famílias baixa renda contemplados em todo o País.

Nesse período, 229.068 deixaram o programa. Segundo o MEC, a maioria abriu mão da bolsa, mas continuou estudando.

O levantamento analisou, um a um, os CPFs dos bolsistas que saíram do programa antes de concluir o curso.

Dos 229.068 estudantes nessa situação, 102.506 abandonaram o ensino superior – o equivalente a 11,5% do total de bolsistas.

Os demais, ainda segundo o MEC, migraram para instituições públicas ou mesmo privadas, ainda que sem a bolsa do ProUni

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles