Educação

Assistência social cresce, mas não chega a todo o País

 

 

Balanço do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)  mostra que o número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) aumentou respectivamente 9,9% e 32,6% em 2011, mas ainda não alcançaram todos os municípios.

Os dados do Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas) apontam que há no País 7.475 Cras, e 2.109 Creas, distribuídos por 5.264 municípios– 5.416 contribuíram com o levantamento.

O Cras é uma unidade pública, descentralizada, responsável por articular as diversas ações de assistência social e para evitar situações de vulnerabilidade e risco social.

Já os Creas atendem principalmente crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, violência psicológica, negligência ou abandono.

Dos 184 municípios cearenses, faltam unidades como essas em 16 municípios mapeados. Além da falta de profissionais, falta compromisso com as políticas públicas e com a população!Em ano eleitoral, vamos ficar atentos às promessas e as necessidades de cada município!