Escolas públicas de municípios do Ceará, articuladas em rede com associações de moradores, ONGs, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e outros parceiros locais, estão desenvolvendo projetos voltados para a educação integral de suas crianças e adolescentes. Representantes destes projetos estarão reunidos em Fortaleza, nos dias 9 e 10 de outubro, no III Encontro Regional de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral. O tema do encontro é o papel da educação integral, exercida por essas redes comunitárias, no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Participam do encontro, educadores e parceiros dos quatro projetos que estão sendo desenvolvidos em Fortaleza, Horizonte e Maranguape, como parte do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação. Especialistas em educação e uma promotora pública do Ceará vão discutir com os participantes os temas de ação em rede e o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, previsto na Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e regulamentado por resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. A sua missão é prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens. O conceito de educação integral praticado pelo Fundo Juntos pela Educação abrange o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede.

Com esta perspectiva, o Fundo Juntos pela Educação criou o Programa pela Educação Integral, voltado para apoiar projetos que envolvem a montagem de redes locais, articulando escolas públicas e outros parceiros locais e direcionadas para promover a educação integral de crianças e adolescentes.

Quatro projetos estão sendo apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação na Região Metropolitana de Fortaleza, como parte do segundo ciclo do Programa pela Educação Integral, que se estende entre os anos 2011 e 2013. Representantes das escolas, organizações comunitárias e outros parceiros dos projetos reúnem-se regularmente em encontros regionais, para discutir temas de relevância para a educação integral e troca de experiências.

O III Encontro Regional de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral, que será realizado na capital cearense nos dias 9 e 10 de outubro, terá entre seus objetivos refletir e fortalecer a relação dos projetos com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). O encontro também buscará potencializar a perspectiva da intersetorialidade na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes e contribuir para o fortalecimento da proposta de atuação em rede.

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 90 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

RP1 Comunicações – Instituto C&A

Denise Moraes denisemoraes@rp1.com.br

Jordana Maggiojordanamaggio@rp1.com.br

Renata Senllerenatasenlle@rp1.com.br

Fernanda Amorimfernandaamorim@rp1.com.br

Tel.: (11) 5501-4655 www.rp1.com.br

  • Sobre o Instituto Arcor Brasil

O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo  Instituto nesses oito anos pela Educação. O Instituto Arcor atua em três grandes linhas programáticas: apoio financeiro e técnico a projetos e organizações; geração e divulgação de conhecimento; e mobilização e articulação para a incidência pública.

Mais informações:

Fundo Juntos pela Educação – www.juntospelaeducacao.com.br

José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação

(19) 8206.1867 – josepmartins@uol.com.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles