Para as mães de crianças com menos de três anos, cuidar da saúde do filho é muito mais importante que dar carinho, brincar ou conversar com ele. Esse é o resultado de pesquisa realizada pelo Ibope que ouviu mais de duas mil pessoas em 18 capitais brasileiras.

Quando perguntadas sobre o que é importante para o desenvolvimento da criança de 0 a três anos, 51% delas responderam que a principal contribuição é levar ao pediatra regularmente e dar as vacinas. O porcentual de quem acredita na importância de brincar, passear e conversar cai para 19% e fica menor ainda se forem considerados os que defendem a necessidade da socialização com outras crianças: 8%.

Participação paterna–A pesquisa também identificou que a figura paterna deixa a desejar na criação dos filhos. Na parte qualitativa, realizada com mães e gestantes, o papel do pai é muito valorizado, tanto na gestação (94%) quanto na criação dos filhos (92%).

Porém, na prática, é muito diferente. Apenas 41% dessas mulheres afirmaram que os pais participam ou participaram ativamente da gestação e 51% delas vão sozinhas às consultas. Só 47% dos pais atuam efetivamente na criação dos filhos, em consultas e vacinas.

Assumir a responsabilidade de impor limites é função que menos da metade (43%) deles desempenha. Mesmo sem a ajuda do marido e tendo de trabalhar (55% das entrevistadas estão empregadas), a creche não é vista com bons olhos: 57% acham que a casa é o melhor lugar para a criança.

Fonte: O Estado de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles