O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou o primeiro manual com diretrizes de atenção às pessoas com síndrome de Down destinadas aos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde).

A meta é orientar médicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros. “É como se fosse um protocolo para que os profissionais de saúde saibam como diagnosticar e acompanhar pessoas que têm síndrome de Down.

Para que saibam, por exemplo, quais vacinas elas também devem tomar”, disse o ministro. Entre as orientações voltadas para os especialistas está a forma de comunicar o nascimento de uma criança com síndrome de Down. Também há informações sobre exames complementares, como o cariótipo, ecocardiograma, hemograma, TSH (hormônio estimulante de tireoide) e hormônios tireoidianos (T3 e T4).

Fonte: Folha de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles