Matricular o filho com algum tipo de deficiência em uma escola da rede pública é um desafio para pais em cerca de um terço dos municípios brasileiros.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, 33,6% das redes municipais de ensino do País não tinham nem mesmo uma escola apta a receber essa parcela da população, tanto pela estrutura física inadequada quanto pela falta de recursos pedagógicos e profissionais capacitados.

Apesar disso, quase a totalidade dos municípios (93,7%) diz desenvolver algum tipo de ação ou programa para promover a inclusão na educação.

As mais comuns são a criação de salas com recursos multifuncionais (82,6%) e o aumento do número de itens de acessibilidade nas escolas, como rampas (76,3%).

Fonte: Folha de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles