O Ministério da Saúde vai diminuir de 18 para 16 anos a idade mínima para a realização de cirurgias de redução de estômago pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Cerca de 21% dos brasileiros que têm entre 10 e 19 anos estão acima do peso.

Há 40 anos, o percentual era de 3,5%. Foi a partir desse crescimento e de uma consulta a profissionais envolvidos no tratamento da obesidade que o ministério sustentou a decisão. Entre 2003 e 2011, foram realizadas quase 80 mil cirurgias bariátricas no País.

Desse total, o percentual de adolescentes mal chega a 5%. Isso porque a cirurgia é um recurso pouco recomendado para essa faixa etária. Segundo especialistas, o maior desafio é tirar os jovens da frente do computador e dos seus quartos e mostrar que vale a pena comer mais saudavelmente e praticar atividade física.

Fonte: Folha de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles