O Ministério da Educação (MEC) estuda reorganizar o modelo brasileiro de avaliação educacional, formado pelas chamadas provas de larga escala, que servem para medir o desempenho escolar e a qualidade da educação no País, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Prova Brasil, teste que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Especialistas discutiram o assunto em seminário realizado em Brasília (DF) na semana passada e cobraram do governo federal a instituição de um exame para medir a qualidade da educação infantil (creche e pré-escola) e a inclusão de ciências nos exames, uma vez que apenas português, leitura e matemática fazem parte das provas.

Também criticaram o mau aproveitamento de dados socioeconômicos gerados pelo Censo Escolar.

Fonte: Valor Econômico

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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