A Síntese de Indicadores Sociais 2012 tratou, pela primeira vez, da situação dos direitos humanos no País. Neste contexto, trouxe dados sobre violência contra a mulher, usando informações do Ligue 180, serviço de denúncias da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência.

Segundo o estudo, dos registros de violência contra a mulher, em 74,6% dos casos, o agressor é o cônjuge, namorado ou companheiro e em 66,1% dos casos, os filhos presenciam a violência.“Os dados do IBGE traduzem o que quem trabalha nessa área vê no dia a dia. Agora, o dado sobre os filhos é pior, porque pesquisas mostram que crianças que acompanham atos de violência podem vir a ser futuros agressores. É a cultura da violência propagada de geração em geração”, afirma Paula Vianna, coordenadora do Grupo Curumim.

Fonte: O Globo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles