O Ministério Educação (MEC) foi o órgão do governo federal que mais investiu em 2012, deixando para trás pastas responsáveis por grandes obras de infraestrutura e com a missão de estimular o investimento e a aceleração do crescimento econômico, um dos temas que mais preocupam a presidente Dilma Rousseff.

A performance da pasta chefiada por Aloizio Mercadante ajudou a União a reverter o mau desempenho do início de 2012 e fez crescer os desembolsos federais.

Primeira vez– Levantamento sobre a execução orçamentária da União feito pelo economista Mansueto Almeida, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que pela primeira vez na história o MEC aparece em primeiro lugar nos aportes federais.

Os números levam em conta informações do Tesouro Nacional e do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e não contemplam gastos previdenciários, com pessoal, de custeio e os investimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: Valor Econômico

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles